9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:827-2


Poster (Painel)
827-2Precarização das condições de trabalho em saúde e sua repercussão na qualidade do atendimento e na saúde do trabalhador
Autores:Marta Conte (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS) ; Fatima de Barros Plein (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS) ; Rose Teresinha da Rocha Mayer (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS) ; Marcelo Battesini (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS) ; Danielle G. Kasper (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS) ; Marilia Silveira (ESP RS - Escola de Saúde Pública RS)

Resumo

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em 2008 e 2009, através da ROREHS/RS, financiada pela OPAS e desenvolvida na ESP/RS. O objetivo desta pesquisa foi mapear o quadro funcional dos trabalhadores da atenção básica no RS, identificando as condições de trabalho e sua influência na qualidade de atendimento em saúde em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 21 municípios de pequeno, médio e grande porte do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Profissionais e usuários de foram os participantes da pesquisa. O problema de pesquisa refere-se as características da relação entre precarização do trabalho, saúde do trabalhador e qualidade da atenção em saúde. Como resultados ressalta-se que há influência entre Condições de Trabalho e de Saúde na Qualidade do Atendimento. Tal influência é direta e está situada na temática condições singulares e coletivas, a qual refere-se a dimensões físicas, mentais, salariais, de processo e organização do trabalho, de compromisso, satisfação, valorização e reconhecimento. Diz respeito, também, a dimensões éticas, de interação com a comunidade, de convergência/divergência entre o fazer cotidiano e a perspectiva que orienta o trabalho. Decorrente disto são necessárias alterações quanto as deficiências do processo saúde/doença/cuidado, os problemas da organização do trabalho e a regionalização/descentralização, de acordo com as demandas regionais/locais. A precarização do trabalho se evidencia na frágil implantação de planos de cargos e salários e na tendência à tercerização, na maioria dos municípios. Apesar disto, há significativa satisfação entre os trabalhadores quanto a própria saúde e as condições de trabalho e entre os usuários quanto ao atendimento prestado na UBS.


Palavras-chave:  Precarização do trabalho em saúde, Repercussões na qualidade do atendimento, Saúde do Trabalhador