<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:826-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">826-1</td><td><b>A articulao educao-sade-ser humano nos materiais bibliogrficos produzidos pelo Ministrio da Sade na compreenso de docentes da rea de sade coletiva.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mrcia Schott </u> (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; rika Marafon Rodrigues-ciacchi (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Maria Helena Salgado Bagnato (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; Rogrio Dias Renovato (UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Lourdes Missio (UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Mrcia Selpa (FURB - Fundao Universidade Regional de Blumenau) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: As discusses do processo de formao dos profissionais da rea da sade vm ocorrendo mais intensamente a partir de 1990, sobretudo pela emergncia de uma formao acadmica mais prxima das doutrinas do SUS. Os docentes dos cursos de graduao em Enfermagem, em algumas atividades pedaggicas, apiam-se em referncias bibliogrficas que discutem sade, educao e ser humano. Os materiais produzidos pelo Ministrio da Sade (MS) circulam determinados discursos que delineiam modos de compreender e fazer o cuidado em sade. Essas bibliografias aqui denominadas como artefatos culturais podem governar sujeitos, porm sofrem processos de mediaes e assim, mecanismos de ressignificao na interao entre produtor e receptor. Objetivos: identificar as concepes de educao, sade e ser humano que os docentes percebem nesses materiais e como essas produes oficiais so articuladas com os marcos terico-conceituais da Sade Coletiva brasileira na prtica pedaggica destes profissionais. Mtodo: Foram entrevistados, no ano de 2007, docentes-enfermeiros do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas atuantes na rea da Sade Coletiva. Para fundamentar as nossas anlises nos apoiaremos nas contribuies de alguns autores dos Estudos Culturais, na direo de dois eixos: campo interdisciplinar e interveno poltica nas disciplinas acadmicas. Resultados e Concluso: Na compreenso dos docentes, a articulao entre sade, educao e ser humano nos materiais elaborados pelo MS se apresenta em construo fragilizada. A sade mencionada nos materiais ainda dentro de uma perspectiva cartesiana, acentuando a  dimenso biolgica , sendo que bibliografias mais recentes tendem a ampliar o conceito, predominando aspectos da 8 Conferncia de Sade. O discurso acerca da educao no remete a uma trajetria emancipatria, e se refora no modelo preventivo de doenas que pretende  capacitar ,  treinar ,  atualizar pessoas . Por fim, a concepo de ser humano entendida como j superada ou superficial quando no problematizam em profundidade, intervindo na prxis, questes mais culturais, sociolgicas e antropolgicas do sujeito que vem adoecendo. Portanto, os docentes utilizam os materiais do MS atuando como decodificadores de discursos quando fazem a articulao desses com marcos tericos da Sade Coletiva.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao, formao, sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>