9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:808-3



808-3O PONTO DE PARTIDA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE :UM OLHAR ETNOGRAFICO SOBRE UM LOCAL DE SAÚDE
Autores:Morena Bauler Chagas (UFRGS-FACFAR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Facfar) ; Denise Bueno (UFRGS-FACFAR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Facfar)

Resumo

Atenção Primária à Saúde (APS) é entendida como uma forma de organização dos serviços de saúde, uma estratégia para integrar todos os aspectos desses serviços, a partir de uma perspectiva da população. A APS pode ser entendida como o contato preferencial dos usuários com o sistema de saúde e o local responsável pela organização do cuidado à saúde do paciente e da população ao longo do tempo. A busca no entendimento e avaliação das práticas envolvendo a Assistência Farmacêutica pode fortalecer o conhecimento ampliado destas e procurando entender como esta construção ocorre na Atenção Primária à Saúde (APS). Para isto foram entrevistados oito profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde, entre eles, 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 farmacêuticos, 1 odontólogo e 1 nutricionista. A metodologia empregada foi qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa etnográfica, coletando-se os dados por entrevistas gravadas e posteriormente transcritas, sendo analisado o conteúdo das mesmas.O objetivo das entrevistas foi o de descrever o conhecimento dos profissionais sobre a assistência farmacêutica. O conhecimento sobre Assistência Farmacêutica pareceu bastante fragmentado entre os entrevistados. Existe uma preocupação maior com os aspectos relacionados à orientação do usuário do que aqueles relacionados à gestão. O farmacêutico é visto como o responsável pela Assistência Farmacêutica e alguns profissionais entendem que esta prática envolve toda a equipe. Várias contribuições da Assistência Farmacêutica na qualidade de atendimento ao usuário foram citadas, entre elas, o esclarecimento de aspectos relacionados ao medicamento, a desmedicalização e a adesão ao tratamento. Não há um entendimento adequado sobre as ações de Assistência Farmacêutica dentro da Unidade em questão. O trabalho sistemático de equipe de saúde, tendo como insumo o medicamento, não faz parte do exercício cotidiano. A Assistência Farmacêutica está em processo de construção na APS, segundo concepções dos profissionais de saúde da Unidade em estudo.


Palavras-chave:  Atenção Primária à Saúde, Metodologia Etnográfica, Assistência Farmacêutica