9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:808-2



808-2DISTRITO DOCENTE-ASSISTENCIAL GLÓRIA-CRUZEIRO-CRISTAL: ESTRATÉGIA PARA MUDANÇAS CURRICULARES NA UFRGS
Autores:Dejoara Zvoboda (UFRGS-FACFAR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Facfar) ; Denise Bueno (UFRGS-FACFAR - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Facfar)

Resumo

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta hoje com quatorze cursos da área da saúde e percebe a necessidade de aproximação do processo de formação dos seus acadêmicos com o SUS. Assim, a partir de convênio estabelecido entre SMS-POA e UFRGS, surge o Distrito Docente Assistencial Glória-Cruzeiro-Cristal. Tal distrito foi pensado desta forma objetivando à integração em cenário de práticas dos currículos orientados para o Sistema Único de Saúde, no intuito de fortalecer a matriz curricular de formação do profissional da área de saúde. Este distrito sanitário situa-se na região centro-sul de Porto Alegre, e se constitui em uma base territorial para ensino e pesquisa em saúde. Neste distrito existem instalados recursos de saúde de diferentes níveis de complexidade, vários equipamentos sociais, uma realidade geográfica particular e uma população estimada em 160.000 habitantes. Como Distrito docente-assistencial ele torna-se o principal local de interação entre os docentes, discentes e profissionais que atuam na rede municipal de saúde, auxiliando a aproximação deles com a área de atuação permitindo uma visão mais ampla do Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de inserção no cenário de práticas. Essa união da universidade com o distrito prevê uma melhoria na qualidade do atendimento à comunidade, na atividade curricular e em pesquisa em saúde para a própria universidade.


Palavras-chave:  DISTRITO DOCENTE -ASSISTENCIAL, FORMAÇÃO EM SAÚDE, CURRÍCULOS INTEGRADOS