9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:799-3



799-3A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER NO HESFA/UFRJ: OPORTUNIDADE PARA ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DA CONSULTA CONJUNTA
Autores:Shirley Soares da Silva Marins do Patrocínio (HESFA/UFRJ - Hospital Escola São Francisco de Assis/UFRJ)

Resumo

A inserção do Serviço Social no cotidiano de trabalho da Unidade de Cuidados Básicos (UCB) do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA) objetivou o desenvolvimento de trabalho multiprofissional de forma a engendrar uma interdisciplinaridade nas práticas em saúde. Para isso, foi planejado projeto de intervenção, construídos fluxogramas e realizada divulgação do fazer do assistente social às outras categorias profissionais – médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos - através de reunião de equipe e contatos pessoais. No entanto, os “clássicos” encaminhamentos de situações-problema especificados tanto no projeto de intervenção quanto nos fluxogramas, não estava acontecendo frequentemente. Também, este profissional vinha sendo pouco solicitado pela equipe para apoio em interposições nos atendimentos diários. A partir da inserção de residentes – Serviço Social, Psicologia e Enfermagem - através da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher em março de 2010, o processo de trabalho na UCB vem sofrendo modificações. Essa mudança diz respeito à oportunização da técnica de consulta conjunta nos atendimentos à Saúde da Mulher, através da equipe de saúde e os residentes. Esses atores foram organizados de forma multiprofissional visando integração ensino e assistência, através de atendimentos realizados às mulheres usuárias do serviço. O objetivo consistiu em tornar possível uma construção de saber interdisciplinar. Essa prática possibilitou uma fenda para novas ações no processo de trabalho de parte da equipe multiprofissional da UCB/HESFA, uma vez que foi possibilitado ao Serviço Social a realização de consultas em conjunto com a Enfermagem Ginecológica. Assim, os efeitos esperados dessa prática são: aos serviços de saúde, a edificação de práticas interdisciplinares cotidianas; aos usuários cidadãos, um atendimento integral às suas demandas; ao ensino, profissionais de saúde formados conforme preconiza o Sistema Único de Saúde. Dessa forma, recomenda-se a utilização da consulta conjunta nas residências multiprofissionais como pressuposto para ampliação do olhar profissional e de trabalho em equipe que estimule o potencial criativo dos atores envolvidos, ampliando o pensar e o fazer nas intervenções em saúde. Essa prática, nesse sentido, se abre para a interdisciplinaridade, aproximando-se da multidimensionalidade de cada sujeito, do contexto em que está inserido, das formas de expressão de suas demandas, visando assim, seu atendimento integral.


Palavras-chave:  interdisciplinaridade, ensino, assistência em saúde