9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:795-1



795-1INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: O TRABALHO DE CAMPO NO CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Wakimoto MD, Gondim GMM, Oliveira C, Casanova AO, Peiter P, Moreira MMS & Monken M Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde.
Autores:Mayumi Wakimoto (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Gracia Gondim (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Catia Olveira (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Angela Casanova (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Paulo Peiter (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Marilda Moreira (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Mauricio Monken (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz)

Resumo

Caracterização do problema: A prática da vigilância nos serviços de saúde tem sido desenvolvida de forma fragmentada. As ações de vigilância epidemiológica e controle de agravos estão implantadas, ainda que de forma heterogênea, nas unidades básicas de saúde e dos hospitais, assim como algumas ações de Saúde do Trabalhador. A vigilância sanitária no nível local encontra-se mais limitada às ações de fiscalização, com uma atuação mais ampla no nível central. A vigilância ambiental constitui um campo mais recente e sua atuação vem se consolidando não somente com a ampliação do conhecimento de seu objeto pelos profissionais, como por meio da institucionalização das suas ações. Portanto a integração das práticas de vigilância na perspectiva da vigilância em saúde, embora já amplamente discutida e disseminada como proposta de nova estrutura, não se efetivou expressivamente como uma mudança de práticas. Descrição da Experiência: O Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio da EPSJV foi elaborado para oferecer subsídios teóricos e práticos em vigilância em saúde para os alunos, visando à ampliação do olhar sobre o processo saúde-doença-cuidado e à formação de profissionais técnicos para o SUS de acordo com a proposta de integração das práticas de vigilância. Uma das estratégias estruturantes do curso foi o trabalho de campo, realizado ao longo de todo o processo de formação, que tinha por principais objetivos: desenvolver a capacidade de analisar problemas e necessidades a partir do enfoque território-população para propor e desenvolver ações de promoção e proteção da saúde; estabelecer relações entre processo saúde-doença-cuidado e o meio ambiente; investigar a integração das ações de vigilância no território; realizar um diagnóstico da situação de saúde local para elaboração de proposta de intervenção com base no planejamento estratégico-situacional. Efeitos alcançados: Ao final do curso os produtos foram: diagnóstico situacional dos territórios-população investigado, priorização de problemas relevantes junto aos territórios para tomada de decisão e plano de intervenção elaborado nas oficinas com os atores locais. Recomendações: A experiência de realização do Curso Técnico de Vigilância em Saúde integrado ao Ensino Médio pode servir de modelo para a formação de profissionais de vigilância em saúde em outras Escolas Técnicas do SUS.


Palavras-chave:  Vigilância em saúde, Educação Profissional, Trabalho de campo