<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:795-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">795-1</td><td><b>INTEGRAO ENSINO-SERVIO: O TRABALHO DE CAMPO NO CURSO TCNICO DE VIGILNCIA EM SADE Wakimoto MD, Gondim GMM, Oliveira C, Casanova AO, Peiter P, Moreira MMS & Monken M Laboratrio de Educao Profissional em Vigilncia em Sade. </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mayumi Wakimoto </u> (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Gracia Gondim (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Catia Olveira (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Angela Casanova (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Paulo Peiter (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Marilda Moreira (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) ; Mauricio Monken (EPSJVFIOCRUZ - Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioFiocruz) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: A prtica da vigilncia nos servios de sade tem sido desenvolvida de forma fragmentada. As aes de vigilncia epidemiolgica e controle de agravos esto implantadas, ainda que de forma heterognea, nas unidades bsicas de sade e dos hospitais, assim como algumas aes de Sade do Trabalhador. A vigilncia sanitria no nvel local encontra-se mais limitada s aes de fiscalizao, com uma atuao mais ampla no nvel central. A vigilncia ambiental constitui um campo mais recente e sua atuao vem se consolidando no somente com a ampliao do conhecimento de seu objeto pelos profissionais, como por meio da institucionalizao das suas aes. Portanto a integrao das prticas de vigilncia na perspectiva da vigilncia em sade, embora j amplamente discutida e disseminada como proposta de nova estrutura, no se efetivou expressivamente como uma mudana de prticas. Descrio da Experincia: O Curso Tcnico de Vigilncia em Sade integrado ao Ensino Mdio da EPSJV foi elaborado para oferecer subsdios tericos e prticos em vigilncia em sade para os alunos, visando ampliao do olhar sobre o processo sade-doena-cuidado e formao de profissionais tcnicos para o SUS de acordo com a proposta de integrao das prticas de vigilncia. Uma das estratgias estruturantes do curso foi o trabalho de campo, realizado ao longo de todo o processo de formao, que tinha por principais objetivos: desenvolver a capacidade de analisar problemas e necessidades a partir do enfoque territrio-populao para propor e desenvolver aes de promoo e proteo da sade; estabelecer relaes entre processo sade-doena-cuidado e o meio ambiente; investigar a integrao das aes de vigilncia no territrio; realizar um diagnstico da situao de sade local para elaborao de proposta de interveno com base no planejamento estratgico-situacional. Efeitos alcanados: Ao final do curso os produtos foram: diagnstico situacional dos territrios-populao investigado, priorizao de problemas relevantes junto aos territrios para tomada de deciso e plano de interveno elaborado nas oficinas com os atores locais. Recomendaes: A experincia de realizao do Curso Tcnico de Vigilncia em Sade integrado ao Ensino Mdio pode servir de modelo para a formao de profissionais de vigilncia em sade em outras Escolas Tcnicas do SUS. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Vigilncia em sade, Educao Profissional, Trabalho de campo</td></tr></table></tr></td></table></body></html>