9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:783-1


Poster (Painel)
783-1UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR NO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO: POSSÍVEIS MOTIVOS PARA EVASÃO E CONTINUIDADE DA PARTICIPAÇÃO
Autores:Geraldo Leandro Vasques Mandicaju (HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição)

Resumo

Este projeto foi apresentado como requisito para conclusão do curso de Especialização em Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde, desenvolvido através da parceria entre o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a FIOCRUZ em 2009. Este projeto tem por finalidade analisar a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisa Transdisciplinar (NEPET) do GHC no que se refere à freqüência dos integrantes ao longo de 2007. O Núcleo constitua-se num espaço de problematizações, trocas e reflexões entre profissionais de diferentes áreas da saúde, abordando temas variados relevantes à saúde pública. Por meio de trocas de experiências os profissionais repensavam e compunham novas idéias, saberes e fazeres. Suas atividades iniciais incluíram 9 linhas temáticas (LT): Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde e Sociedade, Clínica Ampliada, Dor, Doenças Crônicas e Formação e Desenvolvimento Profissional. O NEPET foi norteado pelo pensamento transdisciplinar. Essa experiência produziu vivências entre diferentes atores com os mais variados quereres, vontades, verdades e saberes que, em um primeiro momento, experimentaram o estranhamento, o desconforto do contato com o “outro”. No universo Transdisciplinar esse desconforto algumas vezes leva à separação, e outras vezes à produção de novas práticas e conceitos. O desconforto advém de uma situação profundamente inadequada no mundo contemporâneo – de um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro, as realidades ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais. Em 2007, fiz parte da linha temática Clínica Ampliada e pude constatar evasões significativas, não só do grupo do qual participei, mas de outros também, sendo que inclusive algumas linhas temáticas não tiveram continuidade até o fim do primeiro ano. Este fenômeno das evasões me inquieta e me impulsiona na busca de respostas para tal acontecimento. É possível questionar por que um número tão expressivo de participantes interessou-se pela proposta e depois desistiu. Acredito que esta pesquisa justifica-se pelo interesse em apreender impressões empíricas com o intuito de transformá-las em informações científicas pertinentes à implantação de experiências transdisciplinares na saúde pública, buscando socializá-las de forma que nos ajude a encontrar saídas para os problemas referentes à descontinuidade de tais projetos. O projeto, até o presente momento, não foi executado.


Palavras-chave:  Educação, Saúde Pública, Transdisciplinaridade