Poster (Painel)
778-1 | QUALIDADE DE VIDA ASSOCIADA À SAÚDE DOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA NO PSF DA CIDADE DE NOVA SERRANA
| Autores: | Paola Luzia Gomes Prudente (UIT - UNIVERSIDADE DE ITAÚNAFUMEC - UNIVERSIDADE FUMEC) ; Aládia Cristina Rodrigues Medina (FUMEC - UNIVERSIDADE FUMEC) ; Aline Santos Ferreira (UIT - UNIVERSIDADE DE ITAÚNA) ; Angélica Cordeiro dos Santos (UIT - UNIVERSIDADE DE ITAÚNA) |
Resumo O Programa Saúde da Família (PSF) elege o núcleo familiar como foco de suas ações, sempre por meio de ações conjuntas visando o atendimento às reais necessidades de saúde na família (SCÓZ & FENILI, 2003). É parte integrante do PSF o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que visa, por meio de uma equipe multiprofissional, ampliar a abrangência das ações da atenção básica (BRASIL, 2008).
Partindo do pressuposto que saúde depende do bem estar físico, social e psíquico (FLECK, 2000) e que o exercício físico regular interfere positivamente neste bem estar geral, pretende-se com este trabalho comparar a qualidade de vida de praticantes e não praticantes de atividade física orientada, no posto de saúde do bairro Marisa, do município de Nova Serrana (Minas Gerais), inseridos no Programa de Saúde da Família (PSF).
A amostra foi composta por vinte mulheres, sendo elas dividas em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE foi formado por 10 mulheres, praticantes de atividade física orientada no PSF de Nova Serrana. Já o GC foi formado por 10 mulheres, atendidas no PSF de Nova Serrana, que não praticam nenhuma atividade física orientada. Para avaliar a qualidade de vida o instrumento utilizado foi questionário Estado Geral de Saúde - SF 36 – Versão em português do Medical Outcomes Study 36 – Item short form health survey, questionário traduzido e validado para o português (CICONELLI et al, 1999). Esse questionário avalia a saúde física e a saúde mental dos entrevistados, mas, neste trabalho optou-se por avaliar apenas a saúde física dos participantes. Os indivíduos do Grupo Experimental (praticantes de atividades físicas orientadas) apresentaram uma pontuação superior quando comparados aos indivíduos do Grupo Controle. Portanto esses resultados permitiram concluir que o programa de atividade física orientada, no PSF de Nova Serrana, trouxe melhorias na qualidade de vida de seus praticantes.
Palavras-chave: Programa Saúde da Família, Promoção de Saúde, Atividade Física |