9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:771-1


Poster (Painel)
771-1Organização do Cuidado multiprofissional ao usuário com asma em uma Unidade Básica de Londrina-PR: Relato de Experiência.
Autores:Soraya Geha Gonçalves (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Mayra Moreira Sorrilha (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Josiane Vivian Camargo de Lima (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Celina Hokama (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Wallinson Moraes da Silva (PML - Prefeitura do Município de Londrina - PR) ; Larissa Henrique (PML - Prefeitura do Município de Londrina - PR)

Resumo

A Asma é uma doença inflamatória crônica. No Brasil, estima-se que aproximadamente 10% da população sejam portadores da doença, é o 4° lugar entre internações no SUS. Sendo responsável por cerca de 2000 mortes anuais. É importante causa relacionada à ausência escolar e laborativa. Em 2002, foi implantado no Município de Londrina-PR o “Programa Respira Londrina”, visando à educação da família e do usuário, além de fornecer um tratamento adequado para a melhoria da qualidade de vida. Obtendo como um dos resultados a redução de 33% das internações por crise asmática, no período posterior a implantação. Em 2004, a equipe da Unidade Básica de Saúde estudada, foi capacitada para implantação do programa. Nestes últimos anos, observaram-se várias dificuldades na execução desta atividade, como fornecimento e controle irregular dos medicamentos, uso inadequado pelos usuários, acompanhamento inadequado gerando alta demanda de pacientes com crises. Com o objetivo de transformar este quadro e propiciar um cuidado integral a esses usuários, os residentes da saúde da família da Universidade Estadual de Londrina e a Farmacêutica do NASF, propuseram uma reestruturação no Programa de Asma da Unidade. Inicialmente foi realizado um levantamento do número de inscritos no programa e busca ativa dos não inscritos. A seguir foi apresentado o diagnóstico da situação a equipe e discutidas as dificuldades e propostas de intervenção. Foi elaborado um fluxo de atendimento, e a criação de um dia especifico para atendimento multiprofissional ao usuário com asma, sendo a equipe composta, por um Médico do PSF, uma Farmacêutica e a uma Fisioterapeuta. Para a operacionalização, foram priorizados os usuários utilizavam incorretamente a medicação e os que recebiam os medicamentos, mas não eram avaliados por consulta médica a mais de seis meses. No atendimento os usuários são (re) inscritos no programa, avaliados pelo médico quanto as suas necessidades e é também realizado o preenchimento da receita médica específica e o encaminhamento para Fisioterapeuta. Depois, são dirigidos para a farmacêutica que dispensa os medicamentos e orienta o uso deste e do espaçador e realiza o controle na planilha. Além disso, serão realizadas visitas domiciliares, retornos agrupados para orientação e avaliação conforme as necessidades apresentadas. Esta previsto a realização da capacitação de toda a equipe UBS em relação ao uso da medicação e do espaçador e das orientações ambientais e sinais de risco.


Palavras-chave:  Asma, Atenção Primária à Saúde, Cuidado