Poster (Painel)
770-1 | ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM ATENÇÃO BÁSICA: A PERSPECTIVA DE MUDANÇA NO MODELO DE ATENÇÃO.
| Autores: | Diego Elias Rodrigues dos Santos (IPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPAUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL) |
Resumo O presente estudo objetivou identificar, a partir da visão da equipe de saúde, os elementos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que contribuem para o processo de mudança no modelo de atenção.
A metodologia utilizada foi qualitativa,com uma abordagem exploratório-descritiva e a coleta de dados foi através de um roteiro de entrevistas semi-estruturadas.
A amostra foi composta por 24 profissionais de Unidades Básicas com ESF e para analisar os dados foi utilizado o método de análise de conteúdo, dando origem às categorias temáticas: O papel do médico e do agente comunitário de saúde; Acolhimento e vínculo; Processo e organização do trabalho e; Integralidade como paradigma da mudança. Constatou-se que os elementos de mudança no modelo de atenção foram: A ausência de médicos especialistas, recursos humanos diferenciados como o médico da família e o agente comunitário de saúde, o enfoque interdisciplinar da equipe, identificação da integralidade como entender o ser humano em sua totalidade, destacando questões como acolhimento, humanização e autonomia.
A ESF pode ser eficaz na remodelação do modelo de atenção, mas há aspectos que ainda necessitam avançar como o acesso, as filas, a cobertura e resolutividade dos problemas apresentados.
Apesar disso tem-se as condições necessárias de aproximar a população das unidades de saúde e colaborar para o conhecimento de suas situações de saúde-doença, proporcionando autonomia aos usuários e consolidando os princípios e diretrizes do SUS. Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família, Modelo de Atenção, Mudança |