<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:764-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">764-3</td><td><b>Sentimentos vivenciados por tutores e faciliadores de educao permanente em sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fernanda de Freitas Mendona </u> (ICF - Integrado - Colgio e Faculdade) ; Elisabete de Ftima Plo de Almeida Nunes (UEL - Universidade Estadual de Londrina) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Ministrio da Sade instituiu a poltica nacional de Educao Permanente em Sade (EPS), por meio da portaria n. 198/GM em 2004. Essa poltica surgiu com o propsito de transformar a assistncia sade e a formao dos profissionais, buscando incorporar s prticas de ateno e de ensino a reflexo, a problematizao, o trabalho em equipe e a integralidade, como tambm promover a articulao entre os rgos de gesto, servios de sade, controle social e instituies de ensino. Para fortalecer essa poltica houve a formao de tutores e facilitadores de educao permanente em sade pelo Ministrio da Sade e por alguns municpios que adotoram a EPS enquanto estratgia de gesto. Entre esses municpios, descata-se Londrina, no Norte do Paran que promoveu a formao de 150 facilitadores. Diante dessa iniciativa torna-se necessrio investigar apos esse provesso os sentimentos despertados durante a realizao do curso e durante o exerccio do papel de tutores e facilitadores de educao permanente. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com nove tutores e 10 facilitadores de EPS em Londrina, PR. Os resultados foram coletados por entrevista semi-estruturada e analisas ela anlise de discurso. Os resultados revelaram o surgimento de uma diversidade de sentimentos: alegria, amizade, medo, motivao, responsabilidade, obrigao e frustrao. Percebe-se que os sentimentos de motivao e alegria esto mais presentes no processo inicial da formao e da atuao enquanto tutores e facilitadores, a partir de ento, com o enfrentamentos das dificuldades em implementar uma prtica contra-hegemonia surge os sentimentos de frustrao e obrigao.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao permanente em sade, sentimentos, processo de trabalho</td></tr></table></tr></td></table></body></html>