9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:764-2


Poster (Painel)
764-2As consultas de pré-natal e puerperal sob a ótica de mulheres da área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde no Município de Campo Mourão, Paraná
Autores:Fernanda de Freitas Mendonça (ICF - Integrado-Colégio e Faculdade) ; Carolina Laurani Molina (ICF - Integrado-Colégio e Faculdade)

Resumo

o principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acompanhar a mulher desde o início da gravidez, assegurando o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. Diante disso, torna-se necessário a realização de um estudo que investigue em que medida a atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada está presente no cotidiano do serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade das consultas de pré-natal e puerperal, na Unidade Básica de Saúde da Vila Urupês em Campo Mourão, Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória.Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete gestantes no período de maio a julho de 2009, que foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Identificou-se cinco categorias temáticas: atendimento profissional, dificuldades na realização do pré-natal, acolhimento da gestante, oferecimento de ações educativas e consultas de puerpério. Os resultados obtidos foram: alto índice de consultas de pré-natal; captação precoce das gestantes para inicio do pré-natal; falta de conhecimento sobre a importância da realização da consulta de pré-natal e puerpério; realização de todos os exames complementares para todas as gestantes entrevistadas; escassez no atendimento multiprofissional; disponibilidade de ações educativas para as mulheres e algumas dificuldades na realização do pré-natal. Assim, vale ressaltar que conforme é realizado o pré-natal, o mesmo deve ser avaliado constantemente como base epidemiológica, devido à grande eficácia dessas informações na adequação do plano assistencial.


Palavras-chave:  pré-natal, puerpério, avaliação