Poster (Painel)
755-1 | As práticas educativas realizadas por enfermeiros da área hospitalar publicados em periódicos nacionais | Autores: | Samira Garcia (CIES - Faculdade Integrado de Campo Mourão) ; Rafael Silva (CIES - Faculdade Integrado de Campo Mourão) |
Resumo Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais sobre experiências de práticas educativas relatadas por enfermeiros de serviços hospitalares. Utilizou-se o banco de dados LILACS e as palavras chave: educação continuada, educação permanente e serviços de saúde. Os critérios para a seleção dos artigos foram: estar diretamente relacionados com a área hospitalar; ter como autor principal enfermeiros; ter como característica relatar resultados de experiências de práticas educativas; e ter sido publicado entre os anos de 1997 a 2007. Fizeram parte da amostra 17 artigos. A análise das experiências publicadas permite chegar às seguintes conclusões: as práticas educativas ainda seguem a lógica da Educação Continuada; seu planejamento não é totalmente completo; há falta de informação sobre carga horária, estratégias metodológicas e de avaliação, recursos e resultados esperados; e o enfermeiro ainda publica de forma isolada. Os artigos analisados remetem à reflexão sobre a necessidade de práticas educativas transformadoras, e não apenas reprodutoras de um fazer acrítico dentro do ambiente de trabalho. Não se trata da exclusão de atividades de Educação Continuada, mas sim, da inclusão de práticas da Educação Permanente em Serviço no ambiente de trabalho hospitalar com a participação efetiva dos trabalhadores envolvidos. Palavras-chave: Educação Continuada, Serviços de Saúde, Educação em Saúde |