<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:755-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">755-1</td><td><b>As prticas educativas realizadas por enfermeiros da rea hospitalar publicados em peridicos nacionais</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Samira Garcia </u> (CIES - Faculdade Integrado de Campo Mouro) ; Rafael Silva (CIES - Faculdade Integrado de Campo Mouro) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento bibliogrfico em peridicos nacionais sobre experincias de prticas educativas relatadas por enfermeiros de servios hospitalares. Utilizou-se o banco de dados LILACS e as palavras chave: educao continuada, educao permanente e servios de sade. Os critrios para a seleo dos artigos foram: estar diretamente relacionados com a rea hospitalar; ter como autor principal enfermeiros; ter como caracterstica relatar resultados de experincias de prticas educativas; e ter sido publicado entre os anos de 1997 a 2007. Fizeram parte da amostra 17 artigos. A anlise das experincias publicadas permite chegar s seguintes concluses: as prticas educativas ainda seguem a lgica da Educao Continuada; seu planejamento no totalmente completo; h falta de informao sobre carga horria, estratgias metodolgicas e de avaliao, recursos e resultados esperados; e o enfermeiro ainda publica de forma isolada. Os artigos analisados remetem reflexo sobre a necessidade de prticas educativas transformadoras, e no apenas reprodutoras de um fazer acrtico dentro do ambiente de trabalho. No se trata da excluso de atividades de Educao Continuada, mas sim, da incluso de prticas da Educao Permanente em Servio no ambiente de trabalho hospitalar com a participao efetiva dos trabalhadores envolvidos. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Continuada, Servios de Sade, Educao em Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>