Poster (Painel)
752-1 | FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA NA REDE PÚBLICA DE SERVIÇO DE SAÚDE | Autores: | Calvino Reibnitz Júnior (UFSC - Universidade Federal de Santa catarina) ; Ivanise Claudino dos Santos (SMS - Secretaria Municipal de Saúde - Florianópolis) |
Resumo O curso de Odontologia da UFSC a partir de 2007 implantou novo currículo atendendo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais. O projeto político pedagógico procurou se comprometer com princípios da Reforma Sanitária e do SUS, voltando-se a um ensino com formação profissionail dentro da realidade de saúde da população e não apenas para o exercício de atividades clínicas. São oferecidos novos cenários de práticas para possibilitar aos alunos o desenvolvimento da sua consciência social, ética e preventiva, exercendo sua cidadania e capacidade humanística. O objetivo deste trabalho é divulgar a experiência dos alunos, preceptor e professor no processo de formação. Quatro alunos da nona e três da sexta fase, no segundo semestre de 2009, desenvolveram estágio obrigatório no território de ação da UBS do Rio Vermelho, da rede pública de saúde de Florianópolis. As atividades englobaram educação e prevenção em saúde bucal com escolares para ambas as fases, sendo incrementado para a nona fase o atendimento clínico odontológico dentro da UBS. A avaliação final para os alunos concluiu: o aspecto positivo pela vivência na rede pública de saúde; o aprendizado fora da Universidade mais próximo da realidade; preceptora mais acessível e mostrando outras possibilidades de abordagem no diagnóstico e tratamento dos pacientes; aquisição de habilidades clínicas frente as reais necessidades de assistência da população; oportunidade de exercitar formas de comunicação e manejo de crianças; reconhecimento da importância das atividades coletivas e individuais em saúde bucal; superação de obstáculos exigindo o desenvolvimento de criatividade e capacidade adaptativa. Para a preceptora e professor, o estágio possibilitou aos alunos a valorização do exercício profissional na rede pública de saúde; oportunidade de mostrar a preocupação da UBS com o atendimento humanizado e com a criação de vínculo usuário/dentista/UBS; evidenciar a atualização dos materiais e equipamentos permitindo tratamento de qualidade; troca de saberes entre academia e serviço estimulando a educação permanente por parte da preceptoria e a atualização do professor quanto ao processo de trabalho e da prática profissional dentro da UBS; expectativa que com o tempo seja melhorada a integração ensino-serviço, o que proporcionará ajustes para uma melhor formação profissional, dentro dos preceitos éticos e do compromisso social, favorecendo assim melhoria na atenção à saúde da população. Palavras-chave: ensino-aprendizagem, Odontologia, SUS |