9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:746-1



746-1Relato da experiência do Curso de Especialização em Informação Científica & Tecnológica em Saúde no Grupo Hospitalar Conceição
Autores:Luiz Henrique Alves da Silveira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Marta Helena Buzati Fert (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Trata-se da apresentação do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lato Sensu), desenvolvido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da FIOCRUZ. O curso tem uma carga horária de 420h, está na sua 5ª edição e oferece 35 vagas por edição. Tem como objetivos: contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes do SUS e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia em saúde, através da capacitação dos profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica; qualificar a prática profissional promovendo a reflexão e atualização conceitual, metodológica e instrumental; propiciar a compreensão dos contextos e conteúdos tecidos e incorporados nas tecnologias no campo da saúde; favorecer a superação de problemas gerenciais, organizacionais e operacionais; habilitar os profissionais que trabalham com informação científica e tecnológica a incorporarem as diretrizes e princípios do SUS em suas atividades profissionais. Tem como perfil de alunos: Profissionais graduados que atuem nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica, informática e atividades correlatas, no Grupo Hospitalar Conceição, na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana. O curso está estruturado em Eixos Temáticos, a saber: O Sistema de Saúde (SUS), a pesquisa em saúde e o papel da informação científica e tecnológica em saúde; Epistemologia e metodologia de pesquisa; Centrais em ICT em Saúde; e Desenvolvimento de Projetos. Nas 4 edições já realizadas o curso formou 118 especialistas, e a previsão para a atual edição é de que 29 alunos concluam a especialização. Os pós-graduandos realizam, como proposta de conclusão do curso, projetos de pesquisa, consistentes do ponto de vista teórico e relevante na perspectiva institucional, que podem derivar projetos de intervenção, com vistas à solução de um problema vivenciado na prática cotidiana do trabalho, e apto a ser apresentado ao tomador de decisão para implementação. Do conjunto das produções desenvolvidas pelos estudantes, uma representação significativa dos trabalhos de conclusão foram apresentados em congressos da área da informação em saúde e da saúde.


Palavras-chave:  Informação Científica e Tecnológica, Sistema Único de Saúde, Formação de trabalhadores para o SUS