9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:735-1



735-1INTERAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E A APRENDIZAGEM ACADÊMICA Relato de Experiência
Autores:Carmen Luiza Hoffmann Mortari (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Liane Colliselli (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Lucimare Ferraz (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Carine Vendruscolo (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

A aprendizagem, de acordo com o método dialético de ensino, somente ocorre se forem contemplados três momentos fundamentais: a mobilização para o conhecimento, a construção do conhecimento e a elaboração da síntese do conhecimento (VASCONCELLOS, 1994). Sob essa ótica, a interação ensino-serviço, prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Enfermagem, fundamentou o desenvolvimento de um dos projetos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE. Foram envolvidos no projeto, acadêmicos do 4º e 5º período do curso de enfermagem durante os momentos de aprendizagem teórico-prático na atenção básica à saúde do município de Chapecó/SC. O mesmo teve como objetivo o ensino baseado na problematização, com atividades estruturadas a partir das necessidades da população e/ou do serviço. Inicialmente, utilizando-se da metodologia ativa, os acadêmicos, em pequenos grupos, fundamentados na literatura dos conteúdos abordados na disciplina, elaboraram os objetivos específicos e o instrumento de diagnóstico da comunidade. A construção definitiva, tanto dos objetivos como do instrumento, deu-se no coletivo, pela socialização e discussão do elaborado nos pequenos grupos. Acompanhados pelas professoras e agentes comunitárias de saúde de um Centro de Saúde da Família (CSF), por meio de visitas domiciliares e acesso às fichas A do Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB), os acadêmicos foram inseridos nos espaços da comunidade dos usuários do Sistema Único de Saúde, reconhecendo os diversos aspectos e condições inerentes à área e micro-áreas de abrangência do CSF. Durante o reconhecimento observaram e mapearam questões relacionadas à vigilância em saúde sob o foco das potencialidades e vulnerabilidades do espaço comunitário. A conclusão do estudo deu-se com a elaboração do relatório de diagnóstico da realidade e o mapa inteligente/falante da micro-área estudada. Pode-se perceber, pela mobilização, construção e elaboração das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos, que a adoção do método dialético de ensino por meio da relação ensino-serviço foi fundamental na sustentabilidade da aprendizagem acadêmica.


Palavras-chave:  aprendizagem acadêmica, interação ensino-serviço, orientação pedagógica