9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:726-1



726-1INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.
Autores:Marcia Fernandes Soares (EPSJV/FIOCRUZ - escola politécnica de saúdejoaquim venâncio/fiocruz) ; Denise da Silava Gomes (EPSJV/FIOCRUZ - escola politécnica de saúdejoaquim venâncio/fiocruz) ; Jose Mauro Pinto (COC/FIOCRUZ - casa de /fiocruz) ; Ilma Noronha (ICICT/FIOCRUZ - instituto de comunicação, informação científica e tecnológic) ; Mauricio de Seta (ENSPSA/FIOCRUZ - escola nacional de saúde pública sergio arouca/fiocruz) ; Rogério Lannes (ENSPSA/FIOCRUZ - escola nacional de saúde pública sergio arouca/fiocruz)

Resumo

Introdução: Considerando as informações de saúde como fonte de conhecimento sobre “a situação de saúde de uma população”, é imprescindível que as informações estejam organizadas. Para tornar isso possível os profissionais que atuam nessa área precisam ser capacitados de modo que as informações produzidas sejam de qualidade e úteis para a gestão, usuários do SUS e profissionais de saúde. Um sistema de informações que contribua para o ensino, pesquisas, assistência ao paciente e a atenção à saúde da coletividade. Objetivo: Apresentar a experiência da capacitação dos profissionais de nível médio da área de Informações em Saúde a partir da descentralização do “Curso de Especialização em Informação em Saúde para Nível Médio” no Grupo Hospitalar Conceição/RS. Metodologia: o processo iniciou em 2005, através de construção compartilhada fundamentada nas necessidades locais e mediada pela troca de experiência das instituições envolvidas. Ao final de cada turma, as avaliações dos docentes, discentes e gestores das Unidades, determinaram adequações de conteúdos e estratégias pedagógicas para as turmas posteriores. A Capacitação tem uma estrutura de formação dinâmica e flexível, capaz de responder às necessidades e capacidade dos profissionais, favorecendo a participação e a apropriação da estrutura do conhecimento por parte de aluno/profissional, sustenta-se em uma formação humanística, contemplando experiências de vida e de trabalho, através de exposições dialogadas e dinâmicas, despertando nesses profissionais a importância da reflexão crítica sobre suas práticas, seu cotidiano e a inserção das mesmas na consecução de uma meta institucional que é a informação para a saúde. Resultados e Conclusão: previsto inicialmente como uma única capacitação, a experiência positiva, vem demandando, até a presente data, outras edições do curso. Os resultados apontaram para uma substancial reestruturação do processo de produção e gestão da informação, envolvendo de forma integrada todos os “atores” envolvidos, possibilitando assim o seu papel estratégico enquanto geradora de conhecimento. Foi importante que a proposta de Educação Profissional apresentasse uma metodologia que estimulasse estes profissionais a atuarem de forma integrada e principalmente, que o “transforme em agente do seu próprio desenvolvimento e que propicie uma reflexão sobre a sua inserção social do trabalho”.


Palavras-chave:  informação, comunicação, saúde