725-2 | A Inserção do Ensino da Semiologia na Atenção Primária à Saúde | Autores: | Ricardo de Sousa Soares (FCM - PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) ; André Petraglia Sassi (FCM - PB - Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) |
Resumo Introdução
A Semiologia é a disciplina médica do aprendizado dos sintomas e sinais, sendo em muitos currículos o primeiro contato do estudante de medicina com a clínica. Na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB), João Pessoa – PB, a Semiologia é um módulo do terceiro semestre do curso de medicina, e vem, no início de 2010 passando por uma reestruturação incluindo a Estratégia de Saúde da Família (USF) como um dos campos de prática e trazendo a contribuição da Medicina de Família e Comunidade para seus conteúdos. Apesar do módulo já trabalhar a idéia da aprendizagem a partir dos problemas clínicos mais frequentes, e da FCM-PB proporcionar uma inserção do estudante de medicina no primeiro semestre na Atenção Primária à Saúde (APS), o ensino da Semiologia ainda estava centrado no Hospital.
Objetivos
Descrever o processo de inserção da Atenção APS no módulo de Semiologia do curso de medicina da FCM-PB.
Resultados
Percebemos que esse processo de inserção da Semiologia na USF aflora algumas contradições da prática clínica. Assim, o aprendizado dos longos questionários pré-definidos é confrontado com a necessidade de uma maior subjetividade na consulta médica, de uma anamnese e exame físico orientados pelas necessidades de saúde de cada pessoa. O aprendizado dos sintomas e sinais é potencializado pelas características essenciais da APS, fortalecendo ainda a orientação familiar e comunitária, as noções de custo-efetividade e a relação médico-paciente na consulta médica.
Como dificuldades, vimos que o processo de trabalho na ESF no município ainda é de uma APS seletiva e distante dos princípios da APS e do SUS, como em interrupções da consulta por questões administrativas, no registro em prontuário nem sempre facilmente disponível ou na dificuldade de acesso às informações da atenção secundária e terciária.
Conclusão
A prática da semiologia nos serviços de APS fortalece a integração ensino-serviço na medida em que passa a vivenciar a realidade nos diferentes níveis de atenção. A ação predominantemente hospitalar do aprendizado desloca-se para a USF proporcionando o conhecimento de uma clínica ampliada, com a qual o estudante não mais se preocupa com o “check list” de questões, mas com as reais necessidades da pessoa e da comunidade.
Nesse sentido, espera-se consolidar a formação do médico na FCM-PB de acordo com as Diretrizes Curriculares, visando um profissional generalista, crítico e capaz de atuar de acordo com a realidade SUS. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Semiologia |