<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:725-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">725-2</td><td><b>A Insero do Ensino da Semiologia na Ateno Primria Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ricardo de Sousa Soares </u> (FCM - PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) ; Andr Petraglia Sassi (FCM - PB - Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo A Semiologia a disciplina mdica do aprendizado dos sintomas e sinais, sendo em muitos currculos o primeiro contato do estudante de medicina com a clnica. Na Faculdade de Cincias Mdicas da Paraba (FCM-PB), Joo Pessoa  PB, a Semiologia um mdulo do terceiro semestre do curso de medicina, e vem, no incio de 2010 passando por uma reestruturao incluindo a Estratgia de Sade da Famlia (USF) como um dos campos de prtica e trazendo a contribuio da Medicina de Famlia e Comunidade para seus contedos. Apesar do mdulo j trabalhar a idia da aprendizagem a partir dos problemas clnicos mais frequentes, e da FCM-PB proporcionar uma insero do estudante de medicina no primeiro semestre na Ateno Primria Sade (APS), o ensino da Semiologia ainda estava centrado no Hospital. Objetivos Descrever o processo de insero da Ateno APS no mdulo de Semiologia do curso de medicina da FCM-PB. Resultados Percebemos que esse processo de insero da Semiologia na USF aflora algumas contradies da prtica clnica. Assim, o aprendizado dos longos questionrios pr-definidos confrontado com a necessidade de uma maior subjetividade na consulta mdica, de uma anamnese e exame fsico orientados pelas necessidades de sade de cada pessoa. O aprendizado dos sintomas e sinais potencializado pelas caractersticas essenciais da APS, fortalecendo ainda a orientao familiar e comunitria, as noes de custo-efetividade e a relao mdico-paciente na consulta mdica. Como dificuldades, vimos que o processo de trabalho na ESF no municpio ainda de uma APS seletiva e distante dos princpios da APS e do SUS, como em interrupes da consulta por questes administrativas, no registro em pronturio nem sempre facilmente disponvel ou na dificuldade de acesso s informaes da ateno secundria e terciria. Concluso A prtica da semiologia nos servios de APS fortalece a integrao ensino-servio na medida em que passa a vivenciar a realidade nos diferentes nveis de ateno. A ao predominantemente hospitalar do aprendizado desloca-se para a USF proporcionando o conhecimento de uma clnica ampliada, com a qual o estudante no mais se preocupa com o  check list de questes, mas com as reais necessidades da pessoa e da comunidade. Nesse sentido, espera-se consolidar a formao do mdico na FCM-PB de acordo com as Diretrizes Curriculares, visando um profissional generalista, crtico e capaz de atuar de acordo com a realidade SUS.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ateno Primria Sade, Educao Mdica, Semiologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>