9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:718-1


Poster (Painel)
718-1A Vivência no VER-SUS-GHC como experiência de aprendizagem significativa na formação de estudantes atuantes, reflexivos e multiplicadores dos ideais do Sistema Único de Saúde
Autores:Gabriela Brochier Machado (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

O projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no Grupo Hospitalar Conceição foi realizado no período de 20 a 31 de julho de 2009. Participaram dessa vivência vinte estudantes de diversas graduações da saúde, objetivando conhecer o SUS na realidade do GHC e, a partir das vivências no sistema, compartilhar diferentes olhares e experiências com o grupo. As interações com equipes de saúde, usuários, gestores e com a comunidade possibilitou o contato dos estudantes com o cotidiano de trabalho nos espaços das unidades de atenção à saúde da Vila Dique, Conselho Gestor, Hospital Conceição, Hospital Cristo Redentor, Caps AD, por exemplo. Através de visitas e observações na Unidade da Vila Dique, pode-se perceber o trabalho, a dedicação e o empenho da equipe de saúde multiprofissional para atender a demanda da população por atendimento, orientações, acolhimento. O grupo das crianças da vila, orientados pela equipe de saúde, objetivava a criação de um espaço lúdico no qual as crianças podiam expressar suas alegrias e angústias, ao mesmo tempo em que brincavam. O contato com a população usuária da unidade e com o território da vila foi uma experiência enriquecedora e emocionante, pois colaborou para um aprendizado atrelado ao respeito às singularidades dos sujeitos. Além disso, o trabalho em rede mostrou-se fundamental para que os usuários possam utilizar os serviços de saúde desde o nível de atenção primária até a alta complexidade. A diversidade do grupo de estudantes demonstrou a importância de trabalhar em grupo, conviver com as diversidades, saber ouvir, respeitar as diferentes opiniões e dialogar. O compartilhar saberes, experiências e questionamentos colaborou para a produção e o aprimoramento das reflexões do grupo, propiciando a participação cidadã e o crescimento pessoal. Este tipo de vivência, a partir de aprendizagens significativas, é primordial para o processo coletivo de construção e consolidação dos conhecimentos necessários para a formação de profissionais de saúde mais atuantes, reflexivos, defensores e multiplicadores dos ideais do Sistema Único de Saúde. O VER-SUS-GHC colaborou para a construção de uma perspectiva profissional que valoriza a formação acadêmica de qualidade, a integralidade da atenção e o fortalecimento de uma rede intersetorial em prol da construção de novas formas de fazer saúde.


Palavras-chave:  Formação de Profissionais de Saúde, Vivência no SUS, Aprendizagem Significativa