<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:718-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">718-1</td><td><b>A Vivncia no VER-SUS-GHC como experincia de aprendizagem significativa na formao de estudantes atuantes, reflexivos e multiplicadores dos ideais do Sistema nico de Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gabriela Brochier Machado </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O projeto de Vivncias e Estgios na Realidade do Sistema nico de Sade no Grupo Hospitalar Conceio foi realizado no perodo de 20 a 31 de julho de 2009. Participaram dessa vivncia vinte estudantes de diversas graduaes da sade, objetivando conhecer o SUS na realidade do GHC e, a partir das vivncias no sistema, compartilhar diferentes olhares e experincias com o grupo. As interaes com equipes de sade, usurios, gestores e com a comunidade possibilitou o contato dos estudantes com o cotidiano de trabalho nos espaos das unidades de ateno sade da Vila Dique, Conselho Gestor, Hospital Conceio, Hospital Cristo Redentor, Caps AD, por exemplo. Atravs de visitas e observaes na Unidade da Vila Dique, pode-se perceber o trabalho, a dedicao e o empenho da equipe de sade multiprofissional para atender a demanda da populao por atendimento, orientaes, acolhimento. O grupo das crianas da vila, orientados pela equipe de sade, objetivava a criao de um espao ldico no qual as crianas podiam expressar suas alegrias e angstias, ao mesmo tempo em que brincavam. O contato com a populao usuria da unidade e com o territrio da vila foi uma experincia enriquecedora e emocionante, pois colaborou para um aprendizado atrelado ao respeito s singularidades dos sujeitos. Alm disso, o trabalho em rede mostrou-se fundamental para que os usurios possam utilizar os servios de sade desde o nvel de ateno primria at a alta complexidade. A diversidade do grupo de estudantes demonstrou a importncia de trabalhar em grupo, conviver com as diversidades, saber ouvir, respeitar as diferentes opinies e dialogar. O compartilhar saberes, experincias e questionamentos colaborou para a produo e o aprimoramento das reflexes do grupo, propiciando a participao cidad e o crescimento pessoal. Este tipo de vivncia, a partir de aprendizagens significativas, primordial para o processo coletivo de construo e consolidao dos conhecimentos necessrios para a formao de profissionais de sade mais atuantes, reflexivos, defensores e multiplicadores dos ideais do Sistema nico de Sade. O VER-SUS-GHC colaborou para a construo de uma perspectiva profissional que valoriza a formao acadmica de qualidade, a integralidade da ateno e o fortalecimento de uma rede intersetorial em prol da construo de novas formas de fazer sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao de Profissionais de Sade, Vivncia no SUS, Aprendizagem Significativa</td></tr></table></tr></td></table></body></html>