9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:716-3


Poster (Painel)
716-3ALEITAMENTO MATERNO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA versus ORIENTAÇÕES RECEBIDAS DURANTE O PRÉ-NATAL, NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA LESTE, NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ/SC.
Autores:Lucimare Ferraz (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Janice Webler (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Déborah Souto Minussi (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Camila Rosalen (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Gilberto Ozório (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Suzana Carvalho (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco) ; Mariádine Lilian Fanticelli (UNOCHAPECO - universidade comunitaria da região de Chapeco)

Resumo

Objetivo: verificar o índice de aleitamento materno em crianças menores de um ano e as orientações prestadas as mães durante o pré-natal. Metodologia: foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo, envolvendo 44 mães de crianças menores de um ano nascidas entre Dezembro de 2008 e Outubro de 2009, cadastradas no Centro de Saúde da Família (CSF) Leste, do município de Chapecó-SC. As mães foram entrevistadas através de um questionário semi-estruturado. Primeiramente, foram selecionadas 54 mães para serem entrevistadas, mas quando foram aplicados os questionários, 1 criança já havia completado um ano, 5 haviam mudado da área de abrangência e 4 não foram encontradas em casa. O questionário continha informações da mãe, da criança, sobre o aleitamento materno e o pré-natal. As entrevistas foram realizadas no domicílio com o consentimento livre e esclarecido das mães, e todas as entrevistadas aceitaram participar do estudo. Posteriormente os dados levantados foram digitados e tabulados no programa SSPS e comparados com outros estudos semelhantes. Resultados: a análise demonstrou que 31,8% das mulheres amamentou exclusivamente até os 6 meses de vida e que 19,2% realizou amamentação predominante até os 11 meses de vida. Das 44 mães entrevistadas, 13 pararam de amamentar e ao analisar os motivos pelos quais houve o desmame, 76,9% referiram pouco leite, nenhuma referiu leite fraco, 7,7% referiu problemas nas mamas (fissuras/rachaduras), 7,7% pelo bebê ter sido internado e 7,7% por doença da mãe. Foi indagado também se a mãe teve alguma intercorrência durante a amamentação e 40,9% responderam afirmativamente, sendo que destas, 61,1% referiram fissuras/rachaduras, 22,2% tiveram mastite e 11,1% apresentaram ingurgitamento mamário. Ao analisar o número de consultas de Pré-Natal, 93,1% das mães realizaram 6 consultas ou mais, durante o Pré-Natal, destacando-se que 12 mães ou seja, 27,3%, realizaram 10 consultas. Sendo que 93,2% das mães receberam algum tipo de orientação durante o pré-natal. O profissional Enfermeiro foi o responsável por orientar 66% das mães e o Agente Comunitário de Saúde foi citado por apenas 4% das mães, sendo o profissional que menos repassou informações sobre o assunto. É importante ressaltar que 64% (28 mães) participaram de Grupo de Gestantes, destas, 28,6% participaram de 4 encontros, 21,4% de 3 encontros e7,1% de 5 encontros.


Palavras-chave:  ALEITAMENTO MATERNO, ORIENTAÇÕES, PRÉ-NATAL