9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:716-2


Poster (Painel)
716-2O PROCESSO DO RISCO NUTRICIONAL ENTRE CRIANÇAS MENORES DE UM ANO ASSISTIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DR. RUBENS RAUEN DE CARVALHO DE CHAPECÓ – SC
Autores:Lucimare Ferraz (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Andréa Mocellin (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Luís Fernando Gelati (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Cléia Flores (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Charline Pagliari (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Gabriela Marcolin (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ) ; Glória Garcia (UNOCHAPECO - UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ)

Resumo

Objetivo: conhecer o índice de satisfação do trabalhador da Estratégia Saúde da Família, atuantes em quatro diferentes Centros de Saúde Família, no município de Chapecó/SC, no ano de 2009. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo-transversal. A pesquisa foi realizada na cidade de Chapecó, no ano de 2009, com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família de quatro Centros de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes foram profissionais das seguintes categorias: enfermeiro, médico, CD, ASB, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, ACS, funcionários que exercem funções administrativas e serviços gerais. Para coleta foi utilizado um instrumento padronizado (Escalas brasileiras de avaliação da satisfação SATIS-BR- abreviada).A análise estatística foi avaliada pelo método SPSS. Resultados:a maioria dos funcionários, 75% relataram estar satisfeitos com os serviços, 15.9% indiferentes e 9,1% insatisfeitos. Destes, 52,2% afirmaram estar satisfeitos em relação à expectativa em ser promovido, 78,4% satisfeitos com o grau de responsabilidade no serviço, 84,1% satisfeitos no relacionamento com os outros colegas, 71,6% satisfeitos com o grau de controle dos seus supervisores sobre o trabalho, 73,9% satisfeitos com o grau de autonomia no serviço, 65,9% satisfeitos com a freqüência de discussões relacionadas a temas profissionais, 58% satisfeitos com o grau de participação nas tomadas de decisões, 62,5% satisfeitos com a participação na implementação de atividades novas, porém, 62,5% se sentem insatisfeitos em relação à participação na avaliação das atividades. Porém 64,8% não percebem um bom clima nesse ambiente, sendo que 53,3% classificam o clima de amizade no ambiente de trabalho como mais ou menos para não amigável. A insatisfação foi vista também no quesito salário, que teve 68,2% e os benefícios recebidos no trabalho 45,5%. Na freqüência de contato entre a equipe e os pacientes, 67% de satisfação. A competência profissional demonstrou para os funcionários uma satisfação de 73,9%. As medidas de segurança no serviço também apresentaram satisfação de 57,9%, enquanto que a insatisfação foi demonstrada em relação às instalações (64,7%) e conforto e aparência do serviço (46,6%). Porém, mesmo com algumas insatisfações presentes e que dizem respeito apenas a gerência do serviço, 83% dos funcionários recomendariam a um amigo ou familiar o serviço no caso de necessitarem de ajuda.


Palavras-chave:  RISCO NUTRICIONAL, CRIANÇAS, CENTRO DE SAÚDE