<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:715-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">715-2</td><td><b>EDUCAO PERMANENTE EM SADE MENTAL INFANTO-JUVENIL: A EXPERINCIA DE UMA UNIDADE DE SADE DO DF.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Vladimir Andrei Rodrigues Arce </u> (SESDF - Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal) ; Rodrigo Dornelas do Carmo (CEPAGIA - Centro de Estudos e Pesquisa e Atendimento Global da infnci) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Educao Permanente em Sade ferramenta fundamental para a transformao e a qualificao da prtica em sade, pois possibilita reflexes que interfiram diretamente na organizao de um servio de sade, tanto do ponto de vista clnico quanto institucional. A sade mental demanda que o cotidiano do trabalho seja entendido como processo permanente de aprendizagem, sobretudo quando se tem como orientao tcnica e poltica a ateno psicossocial. Especificamente no cuidado criana e ao adolescente, faz-se primordial que tais aes se concretizem, tendo em vista a fragilidade das polticas para essa populao. Em 2008 e 2009 foram desenvolvidas aes de EP com os profissionais de uma unidade de Sade Mental infanto-juvenil do Distrito Federal, com diferentes metodologias como palestras, rodas de conversa, sesses de filmes dialogadas e estudos de casos intersetoriais. Os temas condiziam com os programas de assistncia da unidade, como violncia, transtornos alimentares e transtornos invasivos do desenvolvimento, em seus aspectos clnicos e organizacionais. Tambm foram realizadas discusses sistemticas sobre Acolhimento em Sade Mental. No fim de cada ano foram realizados seminrios onde foram debatidas propostas para ampliao e melhoria do cuidado em sade mental da criana e do adolescente no DF, com grande participao da sociedade. Em 2009 foram incorporados unidade dez pediatras da ateno primria, que se capacitaram em sade mental infanto-juvenil de forma a desenvolverem aes pautadas pelo Matriciamento. Embora os profissionais de forma geral tenham avaliado positivamente as aes desenvolvidas, a participao no foi ampla, o que demanda novas reflexes acerca dos mtodos utilizados e dos temas abordados, bem como a necessidade de se construir uma ferramenta de avaliao capaz de expor fragilidades e possibilidades de mudana. Identifica-se neste processo a necessidade de se aprofundar discusses sobre os projetos, de forma que estes no se restrinjam a apresentar suas estruturas de funcionamento, mas que principalmente tenham como foco questes que se colocam para o trabalho das equipes. Estas demandas devem ser foco de aes educativas. Recomenda-se que as aes de Educao Permanente no mbito da Sade Mental infanto-juvenil devam ser freqentemente repensadas, de modo a embasar o cotidiano das prticas dos profissionais.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente, Sade Mental infanto-juvenil</td></tr></table></tr></td></table></body></html>