9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:715-1



715-1A EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM REABILITAÇÃO COM ÊNFASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL.
Autores:Vladimir Andrei Rodrigues Arce (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Christianny Maria de Lima França (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Gabriela Jacarandá Alves (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Lauda Baptista Barbosa Bezerra de Melo (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Maria Katallini Alves Costa (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Michelline Ribeiro Rodriguez (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Sabrina Goursand de Freitas (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Sandra Duarte Nobre Mauch (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Sonia Regina Varela (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal) ; Vaneide Teixeira de Luna (SESDF - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal)

Resumo

A integralidade da saúde prevê que os usuários do SUS tenham acesso universal a serviços de reabilitação, na proposta de se garantir cuidado às diferentes necessidades colocadas no entendimento de saúde enquanto qualidade de vida, em todos os níveis de atenção. Ademais, prevenir, promover e recuperar a saúde das pessoas faz com que ações voltadas para a reabilitação sejam repensadas de modo a serem construídas com o intuito de fortalecer a atenção primária, e seu propósito de integralidade. Nesse sentido, torna-se evidente o desafio de organizar práticas, considerando o contexto brasileiro onde tais ações historicamente são desenvolvidas em níveis de maior complexidade, reflexo tanto da formação dos profissionais quanto da dificuldade que ainda persiste na transformação do modelo de atenção à saúde. Ao pensarmos a realidade do Distrito Federal, constata-se uma rede de atenção para reabilitação organizada prioritariamente em âmbito hospitalar, com alguns serviços em nível secundário ocasionando demanda reprimida e baixa resolutividade. A partir desta constatação surgiu a proposta de se criar um grupo de trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes níveis da gestão e da atenção, com o objetivo de estruturar o modelo de atenção à saúde da pessoa com deficiência na atenção primária em saúde. Este grupo organizou-se com encontros periódicos, onde foi possível realizar um diagnóstico da situação dos serviços de saúde na Secretaria de Saúde voltados à reabilitação, bem como discutir estratégias de implementação de ações. Toda a discussão tem demandado debates sobre os desafios de se promover ações integrais da saúde funcional, evidenciando assim a necessidade de se criar mecanismos de acompanhamento e avaliação da proposta. Além disso, identificou-se na adesão aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) uma possibilidade de concretizar a elaboração de uma proposta de reestruturação da rede de serviços para reabilitação a partir da atenção primária à saúde. Para tanto, foram firmadas parcerias com universidades de forma a discutir aspectos teóricos e metodológicos, sendo elencados pontos fundamentais para discussão, tais como a Reabilitação Baseada na Comunidade, o apoio matricial e a integralidade do cuidado, sendo produtos objetivos do trabalho a construção de propostas de protocolos de atenção, e fluxos de atendimento, a realização de treinamentos para os profissionais das equipes de saúde da família e a elaboração de cartilhas.


Palavras-chave:  Reabilitação, Atenção Primária, Núcleo de Apoio à Saúde da Família