9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:702-1



702-1SAÚDE E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores:Elomar Castilho Barilli (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Regina Lúcia Dodds Bomfim (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Maria Paula Cerqueira (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Lucia Maria Dupret (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Miguel Farah Neto (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Grácia Maria de Miranda Gondim (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca) ; Elizabeth de Andrade Romeiro (ENSP/FIOCRUZ - Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a pesquisa “Saúde e Educação: Contribuições para a Educação Básica”, desenvolvida no âmbito dos cinco cursos a distância ofertados pela Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (EAD/ENSP) da FIOCRUZ na parceria do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC). No contexto desses cursos, a pesquisa busca conhecer a relação intersetorial da educação e da saúde e discutir as possibilidades de transformação de paradigmas e práticas nos dois setores, a partir da troca de experiências entre os atores desse processo formativo-investigativo, contribuindo para a promoção da cidadania. Tendo por base os referenciais da educação permanente em saúde, a investigação, de cunho exploratório, qualitativo e contextual, apoia-se em procedimentos metodológicos que privilegiam a concepção do estudante como protagonista de seu processo de formação/produção do conhecimento, a perspectiva crítica, a problematização das situações do cotidiano e a proposição de ações com foco na educação básica. Utilizando a planilha de repertório como instrumento de sistematização dos dados coletados, toma-se como ponto de partida a percepção e o entendimento dos estudantes - informantes-chave da pesquisa - sobre a relação saúde-educação e as possibilidades de ação por eles identificadas. O professor-pesquisador sistematiza as informações e reflexões produzidas, consolidando as representações dos estudantes - gestores, docentes, profissionais das áreas de saúde e educação - e oferecendo importante contribuição para a implementação de políticas públicas nessas áreas, fortalecendo a ação local. No momento, tendo produzido um mapa descritivo da percepção/reflexão dos participantes, a pesquisa já oferece não apenas sugestões de estratégias para o fortalecimento da educação básica como também elementos para ampliar e consolidar o papel da FIOCRUZ nessa parceria.


Palavras-chave:  Educação, Saúde, Educação básica