700-1 | O PRO-SAÚDE II E A REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA UFPB: AVANÇOS NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA, FARMACEUTICO, NUTRICIONISTA E EDUCADOR FÍSICO | Autores: | Lenilma Bento de Araújo Meneses (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Zélia Braz Vieira da Silva Pontes (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Naja Elizangela Queiroz Cunha (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Patrícia Vasconcelos L. Moreira (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Geraldo Eduardo Guedes (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Valter Azevedo Pereira (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRO - SAÚDE foi idealizado a partir de uma integração entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), na perspectiva de desencadear processos de mudança na formação profissional em saúde, tendo como diretrizes: a formação do profissional generalista no âmbito da Atenção Básica à Saúde (ABS); a articulação entre os órgãos formadores, a rede local de serviços e o controle social, através do conselho municipal de saúde. Descrição da Experiência O PRÓ-SAÚDE II foi construído por meio de várias reuniões de trabalho, entre os coordenadores dos cursos, representantes discentes, membros da equipe de educação e trabalho da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa e representante dos serviços de atenção básica. A proposta baseou-se em três eixos temáticos(orientação teorica, cenarios de pratica e orientação pedagogica) com os seus respectivos vetores.
Esse processo de identificação de imagem-objetivos através dos eixos citados acima visa contemplar assim a reorientação do modelo de ensino, a integração escola/serviço e o aperfeiçoamento dos serviços, gerando como conseqüência uma maior resposta da rede as demandas dos usuários. No cenário atual o CCS/UFPB, considerando a versão mais recente dos Projetos Político Pedagógicos dos seus cursos, objetiva formar um profissional generalista e crítico, capaz de atuar em todos os níveis de atenção, compreendendo a realidade social, cultural e econômica da população e pautando sua atuação pela transformação da realidade em benefício da sociedade. Isso implica a compreensão de que a saúde e a doença dos indivíduos e das populações apresentam um padrão multicausal condicionado pelo nível de desenvolvimento social e econômico das regiões e do país.Efeitos Alcançados: boa articulação da UFPB com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Rede de Serviços de forma geral; formação da Comissão Gestora Local conforme o que está previsto na Portaria 3.019/11/2007; Inserção do curso de Licenciatura em Educação Física na rede básica de saúde através de projeto de extensão, disciplinas e trabalhos de conclusão de curso; inserção do Curso de Farmácia através de projetos de extensão e estágios nas farmácias populares; articulação do PRO-SAÚDE II com outras estratégias de mudanças.Recomendações:Continuidade do programa;Maior envolvimento dos atores envolvidos;Mudanças nas metodologias de ensino;Maior envolvimento dos gestores no PRO-SAÚDE II. Palavras-chave: AVANÇOS, INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO, PRO-SAÚDE II |