<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:695-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">695-1</td><td><b>TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM A ESCOLA: ANLISE DE EXPERINCIA DA REDE DE PROTEO AO EDUCANDO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Janaina Santos de Sout0 </u> (E/SUBE/6A. CRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO) ; Maria de Nazar Avelino da Silva (E/SUBE/6A. CRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO) ; Helena Antunes Villela (E/SUBE/6A. CRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Frente demanda de soluo dos impasses oriundos do contexto escolar, a Psicologia tradicionalmente ocupou o lugar de cincia, individualizando tais impasses, e consolidando o iderio de educao compensatria  mito do empobrecimento cultural, do quoeficiente de inteligncia, da privao nutricional, etc. Tal forma de encarar a questo, produziu, neste encontro da Psicologia com a Educao, prticas de culpabilizao do aluno e/ou de sua famlia, individualizando o problema em seu corpo. Tendo em sua composio psiclogos e assistentes sociais, a Rede de Proteo ao Educando (RPE)- programa implantado em 2007 pela Prefeitura do Rio de Janeiro - tem como finalidade o atendimento de alunos das escolas municipais da cidade. Insere-se no campo das polticas pblicas do municpio atravs de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educao e de Assistncia Social. Na perspectiva de ao construda pela equipe de psiclogas da RPE da 6. CRE ,objetivamos que a incidncia de nosso trabalho possibilite o trabalho com as escolas na direo de nos desalojarmos do papel prvio de preditores do comportamento humano e porta-vozes de um discurso especialista individualizante, para afirmamos a possibilidade de um trabalho interdisciplinar com a escola. Nesta direo, analisamos o pedido de ajuda de uma escola, inserida em nosso territrio de atuao, que vivenciava muita angstia diante do impasse provocado na relao com um aluno. Adolescente, inserido em classe especial, que vinha apresentando comportamentos  sem sentido , imprevisveis e agressivos em relao professora e aos demais colegas de classe. O terror e angstia era comum todos, inclusive aos pais do adolescente. A partir da situao de UM aluno, trazido na fala da coordenadora pedaggica na escuta preliminar que realizamos, realizou-se reunies com familiares, encontros com a professora regente, discusso com a direo, articulao com a rede de sade mental da regio  o adolescente, que at ento era tratado ambulatorialmente como portador de retardo mental, passa a pr em questo tal diagnstico, revelando um provvel quadro de psicose. Caminhamos na direo de fazer caber na escola espaos de problematizao, reflexo, pactuao, conversao, que permitam a implicao de vrios, ao invs da culpabilizao de um. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;INTERDISCIPLINARIDADE, PSICOLOGIA, ESCOLA</td></tr></table></tr></td></table></body></html>