9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:690-3



690-3Currículo Integrado: uma experiência para a formação teórica de profissionais em saúde em situação de Residência.
Autores:Renata Pekelman (HNSC/SSC - Hospital Nossa Senhora Conceição/Serviço de Saúde Comunitári)

Resumo

Caracterização do problema: Reflexões a partir da experiência pedagógica denominada Currículo Integrado (CI) utilizada para a formação de profissionais na Atenção Primária em Saúde (APS), desenvolvida nos programas de Residência Integrada em Saúde (RIS) na ênfase de Saúde de Família e Comunidade e Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC), Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição/Porto Alegre-RS. O CI, formação teórica de campo em APS, iniciou como proposta complementar aos módulos teóricos direcionados à formação médica no período do R2. Com o início da RIS na Instituição, em 2005 a proposta do CI sofreu alterações para contemplar os novos residentes. Descrição da experiência: Encontros semanais em grupos multiprofissionais durante os dois anos de residência, que estudam baseados bem metodologia problematizadora. Busca-se integrar o conhecimento construído na Residência, compreender a realidade complexa, construir conhecimentos através da análise de problemas no território e aprender a planejar ações em saúde em Equipe. Promove-se o estudo dos fundamentos da APS e ESF. Efeitos alcançados: com avaliações semestrais de processo e conteúdo percebemos que o CI é essencial para a formação dos residentes pois a construção de conhecimentos, a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe são a tônica do processo. O CI proporciona a vivência prática, mediação da realidade. O fortalecimento das atividades dos núcleos profissionais depende da construção do campo interdisciplinar. Trabalhar as contradições presentes no CI para aprimoramento da proposta: teoria/prática; forma conteúdo; campo e núcleo. Recomendações: experiências nessa linha pedagógica devem ser aprimoradas, espaços integrados de ensino e aprendizagem como esta que se mostrou possível e pertinente às diretrizes de formação para o SUS.


Palavras-chave:  Educação problematizadora, Multiprofissionalidade, Interdiciplinaridade