9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:687-1


Poster (Painel)
687-1OUVIDORIA LOCAL DA UNIDADE DE SAÚDE JARDIM ITU – EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL
Autores:Tailia Reginato Martins, Renata Pekelman, Viviane Souza Forte (HNSC/SSC - Hospital Nossa Senhora Conceição/Serviço de Saúde ComunitáriHNSC/SSC - Hospital Nossa Senhora Conceição/Serviço de Saúde ComunitáriHNSC/SSC - Hospital Nossa Senhora Conceição/Serviço de Saúde ComunitáriHNSC/SSC - Hospital Nossa Senhora Conceição/Serviço de Saúde Comunitári)

Resumo

Caracterização do problema:Relataremos a experiência da formação e efetivação de uma ouvidoria de saúde local – em uma unidade básica de saúde. Esta proposta tem por base a política de humanização, de gestão participativa e a defesa do SUS. Descrição da experiência: A Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI) pertence ao Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre/RS. Desde sua inauguração, o diálogo entre população e equipe de saúde foi uma constante. Em 1998 teve sua primeira experiência de constituir um conselho local de saúde (CLS). Em 2007 o CLS fortalecido por diversas ações locais iniciou essa experiência, aprofundando o aspecto da gestão participativa onde se constrói uma co-responsabilidade entre a equipe de saúde e a população no enfrentamento dos problemas e das queixas trazidas pelos usuários da US. Efeitos alcançados: A presença constante do CLS no cotidiano, maior conhecimento do CLS pela comunidade e reconhecimento da equipe, a apropriação da lógica do serviço de saúde pelos usuários do CLS. A busca de soluções demandadas pelos usuários na ouvidoria, considerando que os principais motivos de busca foram: tempo de espera para solicitações nas especialidades médicas, dúvidas quanto às rotinas diárias da Unidade, sugestões relativas à sistematização das informações para os usuários na frente da Unidade, sala de espera feita pelos ouvidores locais explicando sobre a ouvidoria e conselho local de saúde e seus encaminhamentos, que em sua maioria foram positivos. Pois com a proposta de ouvidoria local, o usuário conta com a solução das demandas quase que momentaneamente, pois os atores envolvidos se encontram neste espaço e pode-se dar este retorno o mais breve possível, fazendo com que este processo se torne menos burocrático e descentralizado evitando idas e vindas dos usuários. Recomendações: Sugerimos a manutenção da proposta com vistas a expandir para os outros CLS esta iniciativa, pois através deste processo pode-se aprofundar cada vez mais a gestão participativa e a defesa do SUS, fazendo com que a comunidade se aproprie desta iniciativa em prol da participação popular no âmbito da saúde.


Palavras-chave:  ouvidoria local de saúde, gestão participativa, conselho local de saúde