Poster (Painel)
686-1 | PERFIL DOS USUÁRIOS QUE PROCURAM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA NA UNIDADE DE SAÚDE JARDIM ITU | Autores: | Judith Barros Cassal (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Caren Serra Bavaresco (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Debora Deus Cardozo (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo Em função de suas condições socioeconômicas, grande parte das pessoas dificilmente tem um acompanhamento odontológico e, conseqüentemente, não usufruem das medidas de prevenção de doenças, acessando o setor de urgência como porta de entrada para o sistema de saúde. Com o intuito de desfazer esta prática excludente, o atendimento do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC) está alicerçado nos conceitos fundamentais da atenção primária em saúde: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação das ações. Considerando que a procura por consultas de urgência é alta no SSC/GHC e que o acesso ao tratamento muitas vezes é restrito, esse estudo tem como objetivo principal traçar o perfil do usuário atendido na consulta de urgência odontológica da Unidade de Saúde Jardim Itu (USJI), a fim de propor estratégias para qualificar o atendimento odontológico nesta Unidade. O instrumento utilizado para realizar este estudo foi um questionário semi-estruturado contendo 16 questões que abordaram dados pessoais e dados sobre a consulta. A partir dos resultados pode-se concluir que a maioria dos pacientes que procuraram atendimento no serviço de urgência odontológica da USJI eram do sexo feminino, casadas, com idade média de idade de 43 anos, apresentavam baixo nível sócio-econômico e baixa escolaridade materna. A dor de dente foi o principal motivo das consultas de urgência e diagnóstico mais realizado foi o de doença de polpa, mostrando a falta e a necessidade da prevenção de doenças bucais, principalmente a cárie. Palavras-chave: saúde bucal, urgências, saúde pública |