9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:682-2



682-2A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, ATUANTES EM QUATRO DIFERENTES CENTROS DE SAÚDE FAMÍLIA, NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ/SC
Autores:Maira Tellechêa da Silva (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Carine Pasquali (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Daliane Sgarbossa (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Fábio Brademaker (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Grasiela P. Bohner (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Sônia Mara Maragno (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Fabiana Tessarolo Vieira (SSA - Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó) ; Giancarlo Moschetta (SSA - Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó) ; Lucimare Ferraz (UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

Objetivo: conhecer o índice de satisfação do trabalhador da Estratégia Saúde da Família, atuantes em quatro diferentes Centros de Saúde Família, no município de Chapecó/SC, no ano de 2009. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo-transversal. A pesquisa foi realizada na cidade de Chapecó, no ano de 2009, com trabalhadores da Estratégia Saúde da Família de quatro Centros de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. A população alvo foi os trabalhadores desses CSF. Os dados foram coletados nos CSF no mês de novembro de 2009. Para coleta foi utilizado um instrumento padronizado (Escalas brasileiras de avaliação da satisfação SATIS-BR- abreviada). A análise estatística foi avaliada pelo método SPSS (versão 17). Resultados: a maioria dos funcionários, 75% relataram estar satisfeitos com os serviços, 15.9% indiferentes e 9,1% insatisfeitos. Destes, 52,2% afirmaram estar satisfeitos em relação à expectativa em ser promovido, 78,4% satisfeitos com o grau de responsabilidade no serviço, 84,1% satisfeitos no relacionamento com os outros colegas, 71,6% satisfeitos com o grau de controle dos seus supervisores sobre o trabalho, 73,9% satisfeitos com o grau de autonomia no serviço, 65,9% satisfeitos com a freqüência de discussões relacionadas a temas profissionais, 58% satisfeitos com o grau de participação nas tomadas de decisões. 59% satisfeitos com a atenção dada as suas opiniões, 54,5% satisfeitos com o clima no ambiente de trabalho, porém 64,8% não percebem um bom clima nesse ambiente, sendo que 53,3% classificam o clima de amizade no ambiente de trabalho como mais ou menos para não amigável. A insatisfação foi vista também no quesito salário, que teve 68,2% e os benefícios recebidos no trabalho 45,5%. As medidas de segurança no serviço também apresentaram satisfação de 57,9%, enquanto que a insatisfação foi demonstrada em relação às instalações (64,7%) e conforto e aparência do serviço (46,6%). Conclusão: a maioria dos funcionários demonstraram estar satisfeito com o serviço. Entretanto, alguns demonstraram insatisfação, como salário, benefícios no serviço, instalações da unidade e a percepção do clima no ambiente de trabalho. Com isso, pode-se averiguar que o problema da insatisfação dos funcionários diz respeito à gestão e principalmente a relação interpessoal da equipe.


Palavras-chave:  satisfação,, trabalhador,, estratégia saúde da família.