<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:682-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">682-1</td><td><b>CONSTRUINDO A ARTICULAO DO CONHECIMENTO: A experincia de tutorias nos ncleos no curso de Enfermagem da UNOCHAPECO </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maira Tellecha da Silva </u> (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Liane Keitel (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Deborah Cristina Amorim (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Lucinia Ferraz (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Adiles Savoldi (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Vanessa Corralo (UNOCHAPEC - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A primeira fase do curso de Enfermagem da Unochapec tem realizado, a partir da aprovao do Pr-Sade I, estudos sobre sade e meio ambiente e comunidade indgena. Os estudantes visitam reserva indgena, ao Parque do Antigo Lixo, ONG Verde Vida, cooperativas de coletadores de lixo e a Floresta Nacional de Chapec. Aps, realizam relatos, debates, elaborao de artigos a partir de tutorias. Estas aes desencadeiam no curso o debate dos pressupostos tericos e metodolgicos utilizados e suas incongruncias discutindo a articulao de diferentes campos do conhecimento necessrios para o entendimento das dimenses bio-psico-sociais dos processos sade-doena, fortalecendo a desconstruo da perspectiva biomdica, e apresentando profisso um campo de interfaces, que atua com pessoas/grupos/comunidades que se constroem a partir da multidimensionalidade. necessrio entender o humano numa dimenso bioecolgica, enfatizando a construo histrico-social do viver/ser, e reconhecer na profisso o seu papel social e tico, de atuao em polticas de sade, que envolvem a vida das pessoas, suas histrias, identidades, conhecimentos e estratgias de existir. A realizao das tutorias com aproximao professor-estudante, e trabalhos terico-prticos que vo aprofundando gradativamente as discusses, alternativa que facilita o aprofundamento terico dos acadmicos. Os pressupostos epistemolgicos definem este momento de discusso. As tutorias acontecem sustentadas por conceitos de ensino-aprendizagem, e o professor necessita compreender que esta ao uma estratgia. O tutor estimula o pensar a partir de realidades entendendo aprendizagem como estratgia de ensino, e no um trabalho onde o acadmico apresenta o que j sabe. Percebemos que a tarefa de construir articulaes dos conhecimentos exige (re)orientaes conceituais sobre os pressupostos da formao e aprendizagem, e sade-doena. Os momentos de discusso facilitam a compreenso da formao para alm do ensino tcnico, e exige reflexo e entendimento sobre os pressupostos que nos sustentam. Os professores tm conseguido reconhecer estas dificuldades e as possibilidades para enfrent-las, identificando a necessidade de mais momentos de capacitao/discusso sobre o fazer/ser. Esta ao efetiva assumir o compromisso atravs de aes, com uma formao crtica/reflexiva, pautada na compreenso da integralidade. Palavras Chaves: Aprendizagem, Formao crtica/reflexiva, Integralidade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Aprendizagem, Formao critica/reflexiva, Integralidade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>