Poster (Painel)
680-1 | Ações Educativas em Saúde realizadas por equipes de Saúde da Família, Distrito Sul – Campo Grande/MS, 2009.
| Autores: | Milca Lopes de Oliveira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Adélia Passos (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Jussara Nogueira Emboava Ortiz (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Vanda Silva Garcez (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Gisele Walter da Silva (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Ricardo Saravy de Araújo (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Hilton Luís Alves Filho (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Flavio Gonçalves Faria (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) |
Resumo Ações educativas em saúde são preconizadas para os serviços de saúde na perspectiva do conceito ampliado de saúde e no intuito de in (formar) cidadãos para práticas preventivas e de promoção da saúde. Objetivo: identificar ações e vivenciar algumas dessas por alunos do Pet-Saúde UFMS. Metodologia: entrevista semi-estruturada com os membros da equipe e observações de momentos educativos. Resultados: as temáticas das ações coletivas foram: Hipertensos, diabéticos e idosos(as) – medida de pressão arterial, glicemia capilar, esclarecimento de dúvidas e tomada de condutas, PSA, mamografia, dengue, saúde bucal, exercícios físicos, uso correto da medicação e de alimentação saudável para controle de patologias; saúde da mulher - Uso de preservativos, anticoncepção, esclarecimento de dúvidas e orientações, prevenção de DSTs, câncer de colo de útero e mama; puericultura e gestantes - amamentação, nutrição, curativos da cicatriz umbilical, higiene bucal e corporal; saúde da criança e do adolescente: peso, altura, perímetro cefálico, vacinaçao, orientações e condutas; saúde do homem - prevenção ao câncer de próstata, coleta de PSA. As ações foram desenvolvidas, na maioria das vezes, por um único profissional durante momentos de consultas e, em algumas vezes, em multiprofissionalidade e, em muitos desses momentos, com a condução/participação de acadêmicos do PET-Saúde UFMS. As metodologias utilizadas foram práticas de higiene bucal reuniões, palestras interativas, rodas de conversas, distribuição de folhetos informativos e recursos multimidia. A maioria das ações não segue um planejamento sistemático. Os recursos utilizados são vídeo, demonstração de aleitamento materno, mães amamentando os próprios bebês e demonstração de higiene bucal em macromodelos de boca e escova de dentes, distribuição de kits e panfletos informativos nas rodas de conversa. Observou-se que a maior parte (38%) das ações realizadas nas unidades foram com grupos de hipertensos, diabéticos e idosos. Conclusão: as ações educativas precisam se orientar por um planejamento proposto pela equipe, orientado por necessidades sentidas por profissionais e usuários das UBSFs, com periodicidade constante e com predomínio de ações coletivas em atuação multiprofissional, numa abordagem problematizadora no intuito de estimular o pensar e o fazer com foco na cidadania e na solidariedade. Palavras-chave: Educação em Saúde, Ações Educativas, Educação pelo Trabalho |