9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:677-1


Poster (Painel)
677-1PROGRAMA SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS: UMA NOVA ABORDAGEM DAS DST/AIDS
Autores:Ana Paula Martins Vilela (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto) ; Adriana Nunes Moraes (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto) ; Marta Pereira Coelho (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto) ; Ana Paula Costa Velten (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto) ; Kamila Medani Tristão (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto) ; Ludmilla Gripa Barcellos dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Sabto)

Resumo

A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, uma fase de maturação física, social e emocional. Nela começa a vivência da sexualidade, podendo acarretar em gestação não planejada, aborto e DSTs. Nessa faixa etária também pode se iniciar o consumo de várias drogas. O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, com apoio da UNICEF e da UNESCO conta com a parceria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem por objetivo promover a prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva através da educação entre pares. O Programa vem sendo implantado em escolas do município de São Mateus, Espírito Santo, dentre elas a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria da Cunha Fundão”, foco em questão. A metodologia compreende as seguintes etapas: realização de uma análise situacional de caráter quali-quantitativa; desenvolvimento de oficinas e exposições temáticas com auxílio do Guia para a Formação de Profissionais de Saúde e de Educação, do Ministério da Saúde, para a seleção dos futuros agentes multiplicadores; capacitação dos agentes multiplicadores escolhidos; e manutenção da educação entre pares. Entre os resultados mais relevantes destaca-se a educação permanente de 257 alunos entre a 5º e 8º séries, através das ações entre pares desenvolvidas pelos 10 alunos multiplicadores, sob a coordenação e supervisão das acadêmicas de enfermagem. Conclui-se que é de extrema importância a execução de projetos que além de fomentar a prevenção e promoção da saúde, incentivam o jovem a ser um protagonista dentro da sua realidade social. Ainda é relevante destacar a participação dos acadêmicos de enfermagem na implantação e manutenção de ações de saúde e educação no ambiente escolar, visto que contribui para a sua formação profissional e redução dos agravos da saúde dos adolescentes.


Palavras-chave:  Adolescência, Agentes multiplicadores, Enfermagem