9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:676-3



676-3SÉRIE DE POSTAIS COLECIONE SAÚDE: UM INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS E FOMENTO DE PARCERIAS INTERSETORIAIS
Autores:Viviane Manso Castello Branco (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Monique Miranda (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Tania Carluccio Vianna (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJUGF - Universidade Gama Filho) ; Louise Mara da Silva (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Maria Teresa de Castro Lima Pereira (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Luiza Cromack (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Tania Maria Almeida (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Fernando Zikan (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Junia Cardoso (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Dilma Cupti de Medeiros (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Joana D`arc Dantas de Oliveira (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Márcia Regina Cardoso Torres (SMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ)

Resumo

Provocar a reflexão sobre saúde a partir da mobilização do desejo: esta foi a motivação que levou a Assessoria de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro _SMS/Rio_ a criar, em 2008, a série de postais “Colecione Saúde”, inspirada nas estantes com postais disponíveis nos cinemas e restaurantes. Dessa forma, procurou-se fazer um material bonito, bem humorado, com mensagens simples, sensíveis e objetivas, que estimulassem as pessoas a olhar, manusear, escolher, enviar ou colecionar a vontade. Os postais contém informações sobre hábitos e atitudes favoráveis à saúde, à qualidade de vida e ao desenvolvimento humano, social e comunitário, procurando contribuir para a renovação de conceitos e valores. As ideias e a concepção que nortearam a criação dos postais surgiram das reuniões da equipe da Assessoria de Promoção da Saúde com outros parceiros da SMS/Rio e usuários do SUS. Os temas traduzem os valores que norteiam o trabalho: diversidade, solidariedade, respeito, autonomia, cuidado, cidadania. Os postais se fundamentam nos princípios de marketing social: levam em conta as percepções sobre o tema, valorizam a autonomia e a possibilidade de escolha; promovem ações factíveis; enfatizam os benefícios do comportamento que se deseja incentivar. Nesta primeira etapa, os postais vêm sendo utilizados principalmente por profissionais de saúde através de diferentes estratégias: distribuição em eventos, oficinas, salas de espera, visitas domiciliares, etc. Além do uso dos postais em si, as imagens e textos vêm sendo usadas de diferentes formas, subsidiando esquetes teatrais, campanhas de TV e vinhetas para rádio, celulares e cartões telefônicos, entre outros. Os postais vêm contribuindo para ampliar a compreensão sobre o tema da promoção da saúde, bem como para incentivar os profissionais a se envolverem nas frentes de trabalho propostas pela ex- Assessoria de Promoção da Saúde e atual Superintendência de Promoção da Saúde. Por explicitar os valores e princípios deste grupo, também vêm contribuindo para fomentar parcerias com diferentes setores, tais como ONGs,universidades e comunidade de forma geral.


Palavras-chave:  COMUNICAÇÃO E SAÚDE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE