9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:676-1


Poster (Painel)
676-1Medicina Social Prática e sua relevância para a formação dos estudantes de Medicina
Autores:Viviane Manso Castello Branco (EMSM - Escola de Medicina Souza MarquesSMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Nina Prates (EMSM - Escola de Medicina Souza MarquesSMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Ana Maria Monteiro de Castro (EMSM - Escola de Medicina Souza MarquesSMSDC-RIO - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil -RJ) ; Emanuela Ferreira (EMSM - Escola de Medicina Souza Marques) ; Camila Gomes (EMSM - Escola de Medicina Souza Marques)

Resumo

O objetivo da Escola de Medicina é participar ativamente na formação de cidadãos eticamente comprometidos com a sociedade que os cerca, proporcionando-lhes oportunidades para o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam exercer a profissão de médico de forma comprometida com a promoção da saúde e a qualidade de vida. Dessa forma, tem buscado a renovação do seu currículo, sobretudo através da ênfase na Medicina Social, que ocupa uma parcela significativa do currículo nos primeiros anos. A proposta deste trabalho é refletir sobre a importância da Medicina Social Prática a partir das atividades desenvolvidas com alunos do 1 ano de Medicina na Escola Estadual República com turmas de 1a. a 4a. séries do 1o. grau em 2009. Estes escolares são os primeiros clientes dos alunos de Medicina. Para preparar os estudantes de Medicina para a abordagem dos escolares são realizadas oficinas participativas que trabalham questões como direitos, cidadania, relações de poder, habilidades para a promoção da saúde, educação e saúde, acolhimento, escuta ativa, princípios da Escola Promotora de Saúde, diversidade e preconceito, promoção da saúde, entre outros. As atividades desenvolvidas na escola são planejadas a partir do levantamento de interesses de alunos, professores e direção, sendo adaptadas às diferentes faixas etárias. Foram desenvolvidas em 2009 atividades de acuidade visual e promoção da alimentação saudável. Além dos benefícios que estas atividades trouxeram para a escola, que inclusive mudou por conta própria a iluminação das salas, o impacto na postura dos estudantes de Medicina foi muito significativo. Nas suas próprias palavras, esta iniciativa trouxe experiência na elaboração de projetos, empatia, maturidade, responsabilidade social, pensamento pro ativo e satisfação. a atividade prática da cadeira de Medicina Social vem se revelando uma importante estratégia para desenvolver nos futuros médicos competências fundamentais para uma prática mais humanizada e uma abordagem mais holística da saúde.


Palavras-chave:  educação médica, humanização