<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:673-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">673-2</td><td><b>A INSERO DA FONOAUDIOLOGIA NO CAMPO DA SADE PUBLICA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maristela Cavalheiro Tamborindeguy Frana </u> (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIO) ; Ananyr Porto Fajardo (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIO) ; Marcio Pezzini Frana (GHC - GRUPO HOSPITALAR CONCEIO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Fonoaudiologia repetiu por dcadas uma formao voltada ao modelo clnico mdico, de centralizao do conhecimento, baseada na sade como ausncia de doena. Assim, o processo de ateno era curativo e de reabilitao, o que se engajava ao cenrio hospitalocntrico, de formao especializada, focada na ateno individual, ao cirrgica e medicamentosa. Mas, de maneira contraditria, a busca pela formao profissional em reas de interface levou o fonoaudilogo a um dilogo mais elaborado, investigativo e criativo com outros profissionais da sade e educao. As trocas mesclavam o empirismo e o cientificismo, tendo como fim atender determinadas demandas de ordem clnica ou investigativa. Assim, a Fonoaudiologia se inseriu nos campos de trabalho conquistando espao em programas de ps-graduao de reas afins (medicina, odontologia, letras, sade coletiva, psicologia, educao), o que levou a uma acelerao a construo do conhecimento, bem como, o reconhecimento de sua parcela de colaborao e responsabilidade na esfera social e cientfica. Diante das propostas e diretrizes do Sistema nico de Sade, que defendem a necessidade de pensar o trabalho em equipe multiprofissional com vistas interdisciplinaridade, os profissionais que acreditam que a atuao interdisciplinar se constitui na melhor forma de abordar os problemas de sade precisam, cotidianamente, inventar e reinventar modos de atuar interdisciplinarmente. Assim, houve consequentes modificaes no mercado de trabalho, na formao acadmica e no investimento em pesquisa para a Fonoaudiologia. Nessa esteira foram criados programas polticos ministeriais, tais como o da Sade Auditiva e da Fissura Labiopalatina (alteraes crnios-faciais) que, ao lado da ampliao da ateno bsica e a insero de equipes multiprofissionais na poltica de Sade da Famlia, na instalao dos NASF, estabelecem um novo paradigma de ateno sade baseado na interdisciplinaridade e na descentralizao do conhecimento. Alm desses, as residncias multiprofissionais e em rea profissional da sade, iniciaram programas em diversas linhas de ateno com a presena de residentes fonoaudilogos. O caminho trilhado pela Fonoaudiologia um entrelaamento de experincias associadas aos fatos sociais da sade, de modo que a formao do fonoaudilogo deve cada vez mais integrar-se com o trabalho desenvolvido no SUS, desde a graduao e afirmando-se em oportunidades como a Residncia Multiprofissional em Sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;FONOAUDIOLOGIA, RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL, SADE PBLICA</td></tr></table></tr></td></table></body></html>