9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:672-1


Poster (Painel)
672-1Atuação das residentes em Nutrição no Ambulatório de Cardiologia Pediátrica Preventiva do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Autores:Anne Dal Magro Mello (IC-FUC - Instituto de Cardiologia) ; Adriana Morellato (IC-FUC - Instituto de Cardiologia) ; Renata Monteiro Vieira (IC-FUC - Instituto de Cardiologia) ; Bruna Lazzeri (IC-FUC - Instituto de Cardiologia) ; Sandra Mari Barbiero (IC-FUC - Instituto de Cardiologia)

Resumo

Introdução: O Ambulatório de Cardiologia Pediátrica Preventiva (ACPP) do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul visa proporcionar assistência integral a crianças e adolescentes com fatores de risco para doenças cardiovasculares e/ou história familiar positiva para tais patologias. A partir de 2005, o ACPP começou a ser um dos cenários de prática dos residentes em Nutrição, os quais interagem com as demais áreas profissionais: medicina, enfermagem, psicologia e educação física, a fim de promover hábitos saudáveis de vida e reduzir os fatores de risco para aterosclerose já instalados, como sobrepeso/obesidade, dislipidemias e alteração dos níveis pressóricos. Objetivo: Relatar a atuação das residentes em Nutrição no ACPP. Método: Na 1ª consulta, o nutricionista residente realiza: anamnese nutricional e alimentar, avaliação antropométrica e, com base na educação nutricional, combina algumas modificações dietéticas. Entre os atendimentos ocorrem discussões da equipe multidisciplinar sobre o paciente e seu(s) responsável(eis), nas quais são sugeridas as metas a serem traçadas. Nas demais consultas nutricionais são realizadas medidas antropométricas dos pacientes e detectadas as dificuldades deles em seguir as combinações firmadas na consulta anterior. Pactuam-se novas metas, sempre reforçando o cumprimento das antigas. A periodicidade da consulta nutricional é bimestral, porém esta pode ser alterada com base no consenso da equipe multidisciplinar. Resultados: Observou-se que os pacientes possuem boa aderência ao ACPP, de um modo geral, comparecendo à maioria das consultas. A integração dos nutricionistas residentes com os demais profissionais da equipe multidisciplinar é de fundamental importância para decidir a melhor forma de manejar cada paciente e seu(s) responsável(eis), visando o sucesso do tratamento. Durante o acompanhamento nutricional, pôde-se identificar, muitas vezes, a aquisição de bons hábitos alimentares da família como um todo. Conclusão: Neste ambulatório, pode-se vivenciar uma prática diferenciada em nível hospitalar, na qual a prevenção da cardiopatia isquêmica é o principal foco. Enfatiza-se a importância de se realizar estratégias de promoção de hábitos saudáveis de vida na infância e adolescência, através de uma equipe multidisciplinar, a fim de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta.


Palavras-chave:  ambulatório, educação nutricional, multidisciplinariedade