9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:671-2


Poster (Painel)
671-2Atenção integral a idosos: ampliando o olhar do acadêmico de graduação através de projetos de extensão
Autores:Aline Cardoso Machado Moliterno (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Ligia Carreira (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ)

Resumo

O processo de envelhecimento da população mundial tem demandado estudos e novas políticas a respeito do processo de envelhecimento e suas conseqüências. O Brasil apresentou um aumento de 3 milhões de idosos em 1960 para 20 milhões em 2008, representando aproximadamente 670% em menos de 50 anos (VERAS, 2009). Concomitantemente com o aumento de indivíduos maiores de 60 anos, têm se observado um aumento também no número de instituições asilares destinadas a esta população. É fato que as famílias tem dificuldade de corresponder às necessidades dos idosos em seus domicílios, no entanto, as instituições destinadas a este fim também não o fazem. Os asilos, geralmente, são instituições que não atendem todas as necessidades do idoso, pois além de não oferecerem assistência social e de saúde adequada ao idoso, ainda são locais que dificultam as relações interpessoais com a comunidade, as quais são fundamentais na qualidade de vida do idoso (DAVIM et al, 2004). A formação adequada de profissionais para atuar neste contexto pode reduzir estes problemas. Indivíduos com uma compreensão ampliada a respeito do envelhecimento tendem a perceber a necessidades reais e buscar supri-las integralmente. Neste sentido, desde o ano de 2002 é desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá, através do Departamento de Enfermagem, o projeto de extensão intitulado Atendimento Integral a Saúde do Idoso Residente no Asilo São Vicente de Paula. Neste projeto os acadêmicos do curso de graduação em enfermagem acompanham cerca de 80 idosos. As atividades em desenvolvimento no projeto proporcionam ampliar os conhecimentos referentes aos problemas de enfermagem existentes nessa população, dando ênfase para algumas situações da saúde mental destes idosos, bem como uma análise detalhada sobre os fatores que favorecem os episódios de quedas entre os mesmos, buscando assim subsídios para intervir na melhoria das condições de vida dos residentes. Buscando uma maior integração entre os idosos e os acadêmicos, são desenvolvidas também atividades de recreação, comemorações em datas festivas e rodas de conversas não formais. Assim sendo, o projeto além de proporcionar uma maior aproximação com os conhecimentos da enfermagem geronto-geriátrica, amplia a percepção e os conhecimentos dos acadêmicos em relação ao cuidado do idoso institucionalizado.


Palavras-chave:  assistencia ao idoso, extensão comunitária, programas de graduação em enfermagem