<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:655-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">655-2</td><td><b>Aes de promoo a sade e educao no Conjunto Denisson Menezes, Macei  AL.Relato de experincia</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Maria Edna Bezerra da Silva </u> (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No processo de promoo a sade h uma necessidade constante de desenvolvimento de estratgias educativas horizontais que aproxime os profissionais de sade e a comunidade.Sendo assim preciso que a prtica educativa esteja alicerada na realidade dos grupos para que desta forma as pessoas envolvidas possam estar fazendo reflexes acerca da sade individual e coletiva dentro do seu contexto social.Metodologia: No ms de setembro de 2009, foram realizadas quatro atividades educativas pelos acadmicos de medicina do 3 perodo da Universidade Federal de Alagoas, no Mdulo de Educao e Comunicao na Prtica Mdica, uma na Unidade Bsica, uma no Centro de Referncia de Assistncia Social e duas na Escola Municipal, todos localizados no Conjunto Denisson Menezes, Macei-AL. As atividades foram direcionadas aos seguintes grupos alvos: crianas na faixa etria de seis anos, adolescentes, gestantes, hipertensos e diabticos. Os temas abordados foram: sade bucal, gravidez na adolescncia, pr-natal, aleitamento, hipertenso e diabetes. Como estratgias pedaggicas foram utilizadas: pardias, teatro de fantoches, vdeos educativos, gincanas, jogos dinmicos de perguntas e respostas, materiais didticos incluindo prteses, panfletos e cartazes. Ao trmino das prticas houve distribuio de brindes para os participantes. O conjunto de atividades educativas desenvolvidas partiu do pressupostos que os grupos para os quais as atividades foram dirigidas so formados por sujeitos autnomos que tem uma histria de vida singular.Resultados: As atividades obtiveram a adeso da comunidade e contaram com a participao de em mdia de 50 alunos da Escola, 15 gestantes e 35 hipertensos e/ou diabticos residentes no Conjunto. Os recursos que foram adotados proporcionaram a esses pblicos-alvo uma melhor compreenso dos contedos propostos, visto que enfatizaram a preveno de doenas e a promoo da sade de uma forma dinmica utilizando uma linguagem acessvel, permitindo a participao ativa de todos, que contriburam com suas histrias de vida e como lidam com processos de adoecimento. O grupo de gestantes foi um dos mais participativos, onde pudemos observar grande troca de conhecimento entre as mesmas. Concluso: Foi observado que as estratgias pedaggicas so eficazes na construo do conhecimento proposto, auxiliando no s no processo de reflexo dos contedos apresentados, mas tambm na criao de um juzo critico a respeito da sade do individuo e da coletividade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;promoo a sade, educao popular, prticas educativas</td></tr></table></tr></td></table></body></html>