9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:655-2



655-2Ações de promoção a saúde e educação no Conjunto Denisson Menezes, Maceió – AL.Relato de experiência
Autores:Maria Edna Bezerra da Silva (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP)

Resumo

No processo de promoção a saúde há uma necessidade constante de desenvolvimento de estratégias educativas horizontais que aproxime os profissionais de saúde e a comunidade.Sendo assim é preciso que a prática educativa esteja alicerçada na realidade dos grupos para que desta forma as pessoas envolvidas possam estar fazendo reflexões acerca da saúde individual e coletiva dentro do seu contexto social.Metodologia: No mês de setembro de 2009, foram realizadas quatro atividades educativas pelos acadêmicos de medicina do 3º período da Universidade Federal de Alagoas, no Módulo de Educação e Comunicação na Prática Médica, uma na Unidade Básica, uma no Centro de Referência de Assistência Social e duas na Escola Municipal, todos localizados no Conjunto Denisson Menezes, Maceió-AL. As atividades foram direcionadas aos seguintes grupos alvos: crianças na faixa etária de seis anos, adolescentes, gestantes, hipertensos e diabéticos. Os temas abordados foram: saúde bucal, gravidez na adolescência, pré-natal, aleitamento, hipertensão e diabetes. Como estratégias pedagógicas foram utilizadas: paródias, teatro de fantoches, vídeos educativos, gincanas, jogos dinâmicos de perguntas e respostas, materiais didáticos incluindo próteses, panfletos e cartazes. Ao término das práticas houve distribuição de brindes para os participantes. O conjunto de atividades educativas desenvolvidas partiu do pressupostos que os grupos para os quais as atividades foram dirigidas são formados por sujeitos autônomos que tem uma história de vida singular.Resultados: As atividades obtiveram a adesão da comunidade e contaram com a participação de em média de 50 alunos da Escola, 15 gestantes e 35 hipertensos e/ou diabéticos residentes no Conjunto. Os recursos que foram adotados proporcionaram a esses públicos-alvo uma melhor compreensão dos conteúdos propostos, visto que enfatizaram a prevenção de doenças e a promoção da saúde de uma forma dinâmica utilizando uma linguagem acessível, permitindo a participação ativa de todos, que contribuíram com suas histórias de vida e como lidam com processos de adoecimento. O grupo de gestantes foi um dos mais participativos, onde pudemos observar grande troca de conhecimento entre as mesmas. Conclusão: Foi observado que as estratégias pedagógicas são eficazes na construção do conhecimento proposto, auxiliando não só no processo de reflexão dos conteúdos apresentados, mas também na criação de um juízo critico a respeito da saúde do individuo e da coletividade.


Palavras-chave:  promoção a saúde, educação popular, práticas educativas