9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:655-1


Poster (Painel)
655-1Projeto VER SUS: Vivência com adolescentes grávidas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió/AL
Autores:Divanise Suruagy Correia (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Maria Edna Bezerra da Silva (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Quitéria do Nascimento Torres (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; Tereza Angélica Lópes de Assis (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP) ; José Carlos da Silva Junior (UFAL/FAMED/NUSP - Universidade Federal de Alagoas/ Faculdade de Medicina/ NUSP)

Resumo

INTRODUÇÃO: A adolescência se manifesta por um período de mudança entre a 1ª fase, a infância, e a idade adulta. É uma fase onde o adolescente passa por elaboração de novos conceitos e busca sua identidade sexual, a qual é refletida através de sentimentos e comportamentos voltados ao sexo. As atividades sexuais têm-se iniciado precocemente e de forma imatura, podendo levar muitas meninas a engravidar inesperadamente. A gravidez determina na mulher um estado que modifica seus hábitos, forma física e psiquismo. Objetivo: Relatar uma vivência com adolescentes grávidas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde de Maceió e Identificar o grau de estresse apresentado pelas mesmas neste período. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo, descritivo, transversal, exploratório, realizado entre os meses de agosto a dezembro de 2009, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Universitário da UFAL. A amostra foi constituída por adolescentes atendidas no pré-natal e presentes no momento da coleta dos dados, que foram coletados por estudantes de medicina, odontologia e serviço social.. Foi utilizado um questionário com dados de identificação e socioeconômico e o teste de LIPP. Os dados foram analisados através do Programa Epi Info. Os testes de LIPP foram analisados por psicólogas. O projeto foi avaliado e aprovado pelo comitê de ética. Foi realizada uma oficina preparatória discutindo as seguintes temáticas: gravidez, adolescência e sexualidade, assim como, uma calibragem quanto à forma de abordagem às gestantes com questionamentos sobre bem-estar, condições de saúde, visão sobre o atendimento nas UBS. Para registro e avaliação, foram utilizados diários de campo e registros fotográficos. RESULTADOS: Obteve-se conhecimentos sobre o comportamento, necessidades e expectativas das gestantes. Nota-se a falta de integralidade da assistência a elas ofertadas. Foram propiciados momentos pedagógicos que contribuíram para a formação dos estudantes envolvidos, proporcionando convivência, reflexão, aprendizagem e aproximação com os serviços de saúde e interação de conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se a necessidade de uma atenção especial a ser ofertada no pré-natal, visando à integralidade ao grupo de adolescentes grávidas.A vivência pode contribuir para formar profissionais generalistas, críticos e humanistas, capazes de identificar os problemas e dificuldades dos sistemas locais de saúde, proporcionando atuação com qualidade e resolutividade no SUS.


Palavras-chave:  adolescente grávida, vivência no SUS, Unidades básicas