<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:654-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">654-2</td><td><b>O ESTGIO DE VIVNCIAS NA REALIDADE DO SUS BAHIA: um relato de experincia de gestores da educao permanente no Estado da Bahia</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Silvia Cypriano Vasconcellos </u> (SESAB - Secretaria Estadual de Sade) ; Mariana Bertol Leal (SESAB - Secretaria Estadual de Sade) ; Ana Anglica de Almeida Barreto (SESAB - Secretaria Estadual de Sade) ; Aline Gomes Fernandes Santos (SESAB - Secretaria Estadual de Sade) ; Emmanuela Mendes Amorim (SESAB - Secretaria Estadual de Sade) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Escola Estadual de Sade Pblica do Estado da Bahia (EESP), em julho de 2009 realizou o projeto piloto do Estgio de Vivncias na Realidade do SUS, com a participao de 123 estudantes dos cursos de graduao da rea da sade, selecionados pela Comisso Local, com o intuito de testar esta metodologia e ser parte importante do processo de formao de futuros facilitadores de novas vivncias. Aps a edio piloto do estgio de vivncias, embuda do compromisso com a continuidade do processo, a EESP oportunizou a mais 450 estudantes a segunda edio do Estgio de Vivncias na Realidade do SUS Bahia que ocorreu 28 municpios baianos. Neste relato de experincia, apresentaremos a construo da  mochila de artefatos para o Estgio de Vivncias, instrumento importante para o processo de aprendizado do estgio. Na segunda edio do estgio, os estudantes que se identificaram com a proposta do estgio, participaram do projeto piloto e aceitaram o desafio de pensar em prticas pedaggicas que problematizem os cenrios de prtica da formao, passaram por um processo de formao pedaggica promovido pela EESP. Esse processo de formao aconteceu no perodo de 03, 17 e 24 de outubro de 2009, pedagogicamente, dividido em dois momentos, a formao terica, abordando temas como a Histria dos Estgios de Vivncias, o Papel do mediador de aprendizagem, Polticas Pblicas de Sade, Ateno Bsica, e a estruturao da proposta da vivncia; e a formao instrumental que consistia em dar acesso para os estudantes a metodologias ativas de aprendizado, dinmicas e a prpria  mochila de artefatos . Essa mochila "recheada" de materiais para vivncia, forneceu aos estudantes um guia que vislumbrava disparar reflexes acerca de cada vivncias, apontando possveis quetionamentos para serem abordados e melhor observados, quanto forneciam conceitos e definies sobre temas que seriam objeto de observao, facilitando o processo de aprendizado.Preliminarmente, atravs de um processo de avaliao realizado ps-estgio, podemos destacar a importncia desse intrumento para facilitao do processo de aprendizado, empoderando os facilitadores da conduo e mediao da vivncia, bem como podemos destacar a importncia do prprio estgio como dispositivo para o processo de aprendizagem e sensibilizao dos futuros profissionais de sade para que atuaro no Sistema nico de Sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente, Formao, SUS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>