9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:654-1



654-1"OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E O SUS: um estudo sobre o processo de formação profissional e sua relação com SUS".
Autores:Silvia Cypriano Vasconcellos (DAB - Diretoria de Atenção Básica) ; Simone Elizabeth Duarte Coutinho (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Desde a Constituição Federal de 1988, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) a ordenação da formação de profissionais na área da saúde. No entanto, apesar dos avanços nas mudanças curriculares, através da implementação da Lei de Diretrizes Curriculares dos Cursos da Área da Saúde, percebemos que a lógica da formação profissional, muitas vezes, não dialoga com os princípios e diretrizes preconizadas pelas Políticas Públicas de Saúde. O presente estudo que teve o objetivo conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS) acerca do processo de formação profissional e sua relação com o SUS. O estudo foi desenvolvido na EEUFRGS, no ano de 2006, e configura-se como uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva-exploratória. Os sujeitos do estudo foram 10 estudantes de enfermagem do 5º e 8º semestre desta instituição, pois os mesmos já desenvolveram práticas curriculares em todos os níveis do sistema de saúde. As informações foram coletadas através de entrevistas semi – estruturadas. E também utilizou-se como fonte de informações as súmulas e planos de ensino das disciplinas dos semestres em questão. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Durante a elaboração do trabalho, observou-se que os estudantes de enfermagem identificam o SUS enquanto conteúdo programático apenas nas disciplinas de Enfermagem Comunitária. Situação esta que, a primeira vista, se faz pensar que os estudantes compreendem o SUS como um conteúdo restrito a saúde comunitária, desconhecendo a organização do sistema como uma rede de serviços regionalizados e hierarquizados. Paradoxalmente, ao buscarmos nos planos de ensino das disciplinas do 5º e 8º semestre e suas respectivas súmulas, encontramos o SUS como conteúdo programático somente na disciplina de Sociologia da Saúde. Apesar das transformações realizadas nos currículos dos cursos de enfermagem ao longo dos anos, baseadas em portarias e resoluções do Ministério da Saúde e Educação, ainda há um distanciamento entre a formação que proporcionamos aos estudantes da EEUFRGS e o SUS. Deste modo, conclui-se que a formação de profissionais de saúde permanece como um dos principais desafios para efetivação, implementação e consolidação do SUS.


Palavras-chave:  Formação de Recursos Humanos, Sistema Único de Saúde