Poster (Painel)
652-3 | Integração da Equipe de Saúde para o incremento da Meta dO Programa Remédio em casa na Supervisão Técnica do Ipiranga. | Autores: | |
Resumo A Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, DANTS são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, primeira causa de morte no município de São Paulo.
Diante deste diagnóstico, o Programa Remédio em Casa ( PRC ) da SMS -SP desenvolve desde 2005, a logistica da entrega domiciliar de medicamentos em quantidades para o período de 90 dias, para portadores de doenças crônicas, estáveis e controlados clinicamente e em acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde.
O controle dessas patologias constitui desafio para o sistema de saúde, para Atenção Básica, cujo objetivo do Programa é a garantia efetiva do recebimento dos medicamentos, organizando o atendimento continuo aos portadores das doenças crônicas.
A abrangencia deste Programa na Supervisão Técnica de Saúde Ipiranga, foi desenvolvido com o envolvimento e responsabilização dos profissionais de saúde possibilitando o estabelecimento de vínculos com a população.Iniciou um processo de incorporar novos hábitos de vida , o desenvolvimento de grupos educativos nas UBS.
Manteve-se uma supervisão do interlocutor do Programa da STS, com visitas as UBS , monitoramento das receitas, acompanhamento e avaliação global do PRC , além de estimular a atuação dos grupos educativos.
OBJETIVOS :Incrementar as metas do Programa Remédio em Casa, envolvendo os profissionais de saúde de forma intensiva no processo; Ampliar o acesso e a oferta para os usuários, incentivando os pacientes a manter o tratamento destas patologias crônicas;Intensificar o monitoramento nas Unidades Básicas da Saúde.
METODOLOGIA:Realizado uma avaliação para diagnóstico atual no período de 07 dias, seguido de um trabalho estratégico de sensibilização dos profissionais durante o intervalo de abril a outubro de 2009. Desenvolveu de forma articulada ações junto a população para divulgar o PRC e sensibilizar os usuários da importância do auto-cuidado.
RESULTADOS ALCANÇADOS:Mudança da meta em 10 Unidades do total de 18 UBS que compõem a Supervisão de Saúde Ipiranga, as quais atingiram a meta proposta de 70% ( 04 UBS) e acima de 100% ( 06 UBS ). Em relação ao número de ativos houve um aumento de 90% comparando o mesmo período do biênio 2008/2009.
CONSIDERAÇÕES FINAIS :Com a implementação do Programa Remédio em Casa baseado no painel de monitoramento de SMS e com as avaliações periódicas mensais, observa-se que foi possível atingir a meta proposta,e a mudança do perfil de morbimortalidade da Cidade de São Paulo.
Palavras-chave: Acesso, Doenças cronicas, Integração |