Poster (Painel)
651-2 | PROMOÇÃO DA SAÚDE E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FISIOTERAPEUTA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO DOMICILIAR | Autores: | Marco Colomé Beck (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Andriele Gasparetto (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Juliana Silveira Colomé (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: as diretrizes curriculares nacionais para a Fisioterapia apontam para a formação de um profissional generalista, com competências e habilidades para atuar em diferentes cenários, desde a rede básica até serviços terciários. A inserção precoce de acadêmicos da fisioterapia na rede de saúde e no atendimento domiciliar é um desafio para as instituições formadoras e essencial para a formação acadêmica adequada, para o atendimento das necessidades dos usuários e para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: a disciplina "Fisioterapia e Promoção da Saúde I” é ofertada no terceiro semestre do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/RS) e tem como objetivos oportunizar ao acadêmico a construção de conhecimentos e experiências práticas sobre tecnologias fisioterapêuticas na promoção da saúde na comunidade. As aulas práticas foram realizadas tendo como referência uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, sendo que os acadêmicos foram divididos em pequenos grupos e encaminhados para as famílias pelos agentes comunitários de saúde. A visita domiciliar foi o instrumento dinamizador da promoção da saúde, na qual eram contactados os usuários com necessidade de saúde e dificuldades para adotarem posições corretas na realização de atividades diárias como colher hortaliças, varrer a casa, cozinhar, lavar louça, lavar roupa, dentre outras. As queixas de desconforto e dor lombar, cervical, etc, dos usuários eram atendidas no domicílio e as principais ações foram orientações e acompanhamento de exercícios direcionados para reposicionamento postural, fortalecimento de músculos primários, relaxamento da musculatura e melhora dos movimentos articulares. Após as intervenções, os acadêmicos se reuniam na unidade de saúde para avaliação e replanejamento. O acompanhamento da docente supervisora foi fundamental para dirimir dúvidas e auxiliar no planejamento das atividades.
EFEITOS ALCANÇADOS: Houve um grande aprendizado por parte dos acadêmicos pela proximidade com as pessoas atendidas e pelo feedback das mesmas; pela possibilidade de associar a teoria à prática e pelas vivências durante o atendimento domiciliar.
RECOMENDAÇÕES: recomenda-se a intensificação desta prática pedagógica com metodologia diferenciada, especialmente pela inserção precoce do acadêmico no atendimento domiciliar com ênfase na promoção da saúde e na aplicação de tecnologias fisioterapêuticas.
Palavras-chave: promoçõa da saúde, formação acadêmica, atendimento domiciliar |