<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:651-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">651-1</td><td><b>A IMPORTNCIA DA DIVERSIFICAO DE CENRIOS E DE PRTICAS PARA A FORMAO DO FISIOTERAPEUTA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Marco Colom Beck </u> (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Juliana Silveira Colom (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Carmem Lcia Colom Beck (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Marta Dreier (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: as diretrizes curriculares nacionais para a Fisioterapia preconizam que o perfil desejado de generalista, com competncias e habilidades para exercer a profisso de forma articulada ao contexto social. A insero de acadmicos em espaos hospitalares fato comum, destacando-se a recomendao para que estes aprendam a atuar, precocemente, em espaos diversificados incluindo a rede bsica de sade, centros geritricos, para conviverem com usurios do Sistema nico de sade e com diferentes necessidades. Este relato apresenta vivncias de acadmicos no primeiro semestre do Curso de Fisioterapia do Centro Universitrio Franciscano (UNIFRA/ RS), na disciplina de Educao e Promoo da Sade cuja ementa inclui experincias relacionadas verificao de sinais vitais com foco na promoo da sade. DESCRIO DA EXPERINCIA: as aulas prticas da disciplina foram realizadas em uma instituio asilar da cidade de Santa Maria, na qual os acadmicos foram divididos em 4 alas: ala dos idosos com distrbios mentais, enfermaria de idosos doentes e acamados, ala dos independentes (livre acesso) e ala dos dependentes, ou seja, idosos que requeriam a assistncia permanente dos profissionais de sade. Os acadmicos tinham como objetivos verificar sinais vitais, bem como realizar orientaes, transitando entre todas as alas, o que favorecia experincias diferenciadas. As prticas ocorriam semanalmente, com integrao dos idosos em atividades ldicas como desenho, pintura, msica e brincadeiras. Estas atividades proporcionavam envolvimento e distrao aos idosos, favorecendo o convvio entre todos e melhorando a autoestima. Observou-se que quase a totalidade dos idosos carente de ateno e de afeto, favorecendo a construo de laos afetivos, o que promovia o bem estar de todos os envolvidos. EFEITOS ALCANADOS: esta prtica realizada no incio do curso de fisioterapia foi fundamental para aprender a aprender o que engloba aprender a ser, a fazer, a viver juntos e a conhecer, possibilitando tambm o desenvolvimento de habilidades tcnicas e da autonomia do acadmico, o que poder favorecer o alcance da integralidade da ateno, da humanizao no atendimento a indivduos, famlias e comunidades (Delors, 1996). RECOMENDAES: a permanncia desta prtica pedaggica, com metodologia diferenciada das tradicionais, bem como a expanso para outros semestres letivos oportunizando ao acadmico, experincias diverisifcadas na realidade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;formao acadmica, fisioterapia, cenrios de prtica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>