<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:649-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">649-1</td><td><b>Anlise do ensino de Farmcia Hospitalar nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Bianca Castelo Lopes </u> (UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) ; Claudiana de Jesus Felismino (UNIGRANRIO - Universidade do Grande RioUNIGRANRIO - Universidade do Grande RioUNIGRANRIO - Universidade do Grande RioUNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) ; Angela Pereira Vasconcelos (UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) ; Mario Jorge Sobreira da Silva (UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO:O ensino farmacutico a partir das novas diretrizes curriculares do CNE, adaptou-se as novas prticas pedaggicas, onde se espera que o farmacutico generalista conclua sua formao capacitado para diversas modalidades de suas reas exclusivas de atuaol. Mediante essa realidade, o ensino de farmcia hospitalar foi includo de maneira obrigatria nos cursos de graduao para atender as demandas do mercado e o perfil atual de sade pblica nacional. Para alcanar um ensino de excelncia e qualidade os docentes precisam ser gabaritados e ministrarem um bom contedo programtico. OBJETIVO: Analisar a situao atual do ensino de farmcia hospitalar fornecido pelas universidades do Estado Rio de Janeiro. MTODOS: Uma pesquisa exploratria com abordagem quantitativa e qualitativa, no perodo de maro a abril 2009, atravs de entrevista aos docentes da disciplina de farmcia hospitalar. A pesquisa foi realizada nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro que oferecem a graduao de farmcia, incluindo instituies privadas e pblicas totalizando 8 unidades que concordaram em participar da pesquisa, onde os participantes assinaram o TCLE. O projeto est em conformidade com a resoluo do CNS n. 196/96 e foi submetido anlise do Comit de tica e Pesquisa e aprovado sob o n 0095.0.317.000.-08. RESULTADOS: Todas as instituies pesquisadas oferecem a disciplina de cunho obrigatrio, mas apenas 87,5 % possuem estgio obrigatrio em farmcia hospitalar. A carga horria de estgio em mdia 190 horas.A carga horria mdia da disciplina terica de 49,75 horas. Todos entrevistados alegam possuir experincia profissional de mais de 3 anos e 62,5% a utilizam como critrio para seleo do contedo programtico. Quanto formao dos docentes todos possuem no mnimo ps-graduao na rea de farmcia hospitalar.CONCLUSO:A maioria das Instituies pesquisadas teve um grande avano no ensino da disciplina, j que o estgio na maioria dessas instituies obrigatrio.O corpo docente das instituies entrevistadas tem atendido as expectativas das novas diretrizes curriculares do CNE, estando capacitados para ministrar a disciplina com experincia profissional e excelente aes didticos pedaggicas. lamentvel a falta de projeto que sugira diretrizes bsicas para padronizao mnima da disciplina, pois acaba permitindo que haja diferentes modelos de ensino propostos pelas instituies ocasionando uma diversidade questionvel no contedo ministrado.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ensino, Farmcia Hospitalar, Formao Profissional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>