9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:648-1



648-1VIVÊNCIAS COM FAMILIARES DE USUÁRIOS EM UMA UNIDADE DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR
Autores:Liamara Denise Ubessi (UNIJUÍ - Universidade Reg. Noroeste Est. RS) ; Eniva Miladi Fernandes Stumm (UNIJUÍ - Universidade Reg. Noroeste Est. RS) ; Cleusa de Oliveira Novais (UNIJUÍ - Universidade Reg. Noroeste Est. RS)

Resumo

O Sistema Ùnico de Saúde é único e portanto todas as organizações de saúde, públicas ou privadas estão ou deveriam estar sob as suas prerrogativas. No decorrer da trajetória acadêmica, na assistência à usuários em uma Unidade de Emergência, se percebeu a manifestação de vários sentimentos de familiares dos mesmos, incluindo medo, ansiedade, insegurança, impotência, desamparo, dentre outros. O fato de ter um ente querido que necessita de atendimento de emergência, causa um grande impacto e, aliado a possibilidade de morte, produz sentimentos de dor e de insegurança. Cabe destacar a importância da assistência aos usuários em Emergência ser extensiva aos seus familiares, os quais vivenciam desalento, insegurança, medo e aflição, necessitando serem cuidados emocionalmente. Emergência, conforme a Resolução do CFM nº 1451/952, são condições de agravos à saúde que implicam em risco iminente de vida e sofrimento intenso. Uma emergência está, frequentemente, associada a uma situação de acidente ou violência. Desta forma, o setor de Emergência é o local destinado ao cuidado de pessoas que necessitam de atendimento rápido e seguro, onde se realizam procedimentos de média e alta complexidade, capazes de possibilitar a praticamente a reabilitação do quadro de saúde do usuário, em condição crítica, prestando assistência de enfermagem e atendimento nas 24 horas. Nesta perspectiva, ao considerar que permanecer em uma Unidade de Emergência aguardando atendimento de familiar em situação de instabilidade pode gerar vários sentimentos, esta pesquisa buscou conhecer vivências de familiares de usuários que acessaram a Unidade de Emergência de um hospital geral da região noroeste do Rio Grande do Sul. É qualitativa, descritiva, com dez familiares de usuários assistidos na referida Unidade, em outubro de 2009. Utilizou-se entrevista aberta, gravada, analisada seguindo preceitos da análise temática: “Estar do outro lado da porta: familiares de usuários assistidos em uma Unidade de Emergência Hospitalar”, dividida em três sub-categorias: Fragilidade: deparando-se com o inesperado e medo da perda do ente querido; Sentimento de culpa, compreender a atitude do ente querido e fé em Deus; Percepções referentes à equipe da unidade de emergência. Os resultados podem servir de subsídios para estudantes, enfermeiros e demais profissionais da saúde que atuam em emergência, no sentido de qualificar a assistência.


Palavras-chave:  Família, Sentimentos, Assistência a saúde