9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:646-1



646-1EXTENSÃO POPULAR: ESTRATÉGIA PARA O FORTALECIMENTO DO DIÁLOGO COMUNIDADE- UNIVERSIDADE NUMA EXPERIÊNCIA EM JOÃO PESSOA-PB
Autores:Adriana Maria Macedo de Almeida (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Amanda Amaiy Pessoa Salerno (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Pedro José Santos Carneiro Cruz (UFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da ParaíbaUFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

O Projeto de Extensão “Práticas Integrais da Nutrição na Atenção Básica em Saúde – PINAB”, do Departamento de Nutrição da UFPB, desenvolve suas atividades com as comunidades Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, localizadas no bairro Cristo Redentor, João Pessoa-PB. As ações ocorrem pautadas pela educação popular, sendo desenvolvidas de maneira dialógica, procurando trazer à tona a autonomia de seus atores. Desde seu início, o PINAB vinculou-se prioritariamente com a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Saúde, através da qual pôde adentrar no território e empreender suas primeiras vivências. Contudo, seus integrantes mantinham a intenção de exercer de forma plena sua função social através da aproximação com a comunidade organizada, extrapolando a parceria com a USF. O projeto procurou as associações e os movimentos populares da comunidade, que reconheceram a importância da participação do projeto nas suas ações coletivas e lutas sociais. Decidiu-se então, como estratégia de aproximação universidade-comunidade, fortalecer um grupo já existente no local, denominado “Lá Vêm Elas!”. A sensibilidade de algumas lideranças da comunidade no sentido de perceber a necessidade de discutir e interrogar a sua própria condição foi imprescindível para dar legitimidade ao espaço. O grupo vem se configurando como um espaço de diálogo aberto, onde participam principalmente os beneficiários do Programa Bolsa Família, para discutir saúde e outros assuntos relevantes de acordo com as suas demandas. Viabilizando assim ações educativas em saúde e contribuindo para o amadurecimento da responsabilidade social dos seus protagonistas. Antes de desenvolver as ações, foi essencial aos extensionistas protagonizar momentos de formação sobre educação popular, através de leituras e conversas com atores experientes neste campo. Com o desenrolar da experiência, ficou evidente o fortalecimento do vínculo entre os extensionistas e a comunidade no grupo, o que pôde se dar a partir da disponibilidade e carinho de ambas as partes, repercutindo numa amizade geradora de compromisso real no sentido de trocar experiências vividas. O vínculo conseguiu realçar os desejos individuais e coletivos de aprender, discutir e buscar soluções para os desafios impostos pelas difíceis barreiras encontradas na vida em comunidade, para se ter uma saúde mais humanizada e integral.


Palavras-chave:  Educação Popular, Extensão Universitária, Promoção da Saúde