<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:642-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">642-3</td><td><b>A EDUCAO FSICA NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAO INFANTIL: PROGRAMA UM SORRISO PARA A VIDA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues </u> (UNOCHAPEC - Unoiversidade Comunitria Regional de Chapec) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> O presente trabalho relata experincia extensionista que vem sendo realizada desde o ano de 2001 por acadmicos e docentes do curso de Educao Fsica da UNOCHAPEC, no Hospital Regional do Oeste (HRO), Chapec, SC. Com financiamento institucional, a proposta vem sendo desenvolvida com crianas e adolescentes de ambos os gneros, hospitalizadas nos setores de pediatria e internao oncolgica ou em tratamento quimioterpico ambulatorial. As atividades ocorrem diariamente tendo como intencionalidade poltica e pedaggica a ressignificao do tempo e espao da hospitalizao infantil, bem como, desenvolver um processo de escolarizao da Educao Fsica no contexto da Classe Hospitalar. Objetiva ainda, constituir-se em espao e tempo para o processo de formao dos acadmicos a partir da concreticidade do cenrio da prtica. Os pressupostos da educao dialtica permeiam todas as atividades, tendo como eixos condutores a ludicidade, o cuidado e a escuta pedaggica. Os blocos de atividades e conhecimentos veiculados pelo Curso de Educao Fsica so: controle, conhecimento e conscincia corporal; atividades rtmicas e expressivas e jogos. O projeto ainda conta com a participao do curso de Letras por intermdio da contao de histrias e leitura. A observao participante com registro em dirio de campo tem sido o principal instrumento para o registro das atividades e do percebido e do ouvido. A experincia ao longo dos anos tem evidenciado uma excelente receptividade por parte dos atores envolvidos, com participao efetiva de crianas e adolescentes, bem como, de seus acompanhantes. Amenizar dores e sofrimentos tem sido uma constante, bem como, a melhoria na relao interpessoal e ocupao do tempo de forma mais qualificada e humanizada. Alm de estar implicada com novas possibilidades de pensar, sentir e agir acerca da hospitalizao infantil, a interveno extensionista tambm contribui, efetivamente, com o processo de formao inicial dos estudantes universitrios ao permitir vivenciar experincias a partir da realidade mesma. Nesta perspectiva, j foram realizadas trs pesquisas de iniciao cientfica e trs trabalhos de concluso de curso. Apesar da importncia e sucesso das atividades propostas, a participao de uma equipe multiprofissional qualificaria ainda mais o processo. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;hospitalizao,, infncia, educao fsica</td></tr></table></tr></td></table></body></html>