9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:642-3


Poster (Painel)
642-3A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL: PROGRAMA UM SORRISO PARA A VIDA
Autores:Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (UNOCHAPECÓ - Unoiversidade Comunitária Regional de Chapecó)

Resumo

O presente trabalho relata experiência extensionista que vem sendo realizada desde o ano de 2001 por acadêmicos e docentes do curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ, no Hospital Regional do Oeste (HRO), Chapecó, SC. Com financiamento institucional, a proposta vem sendo desenvolvida com crianças e adolescentes de ambos os gêneros, hospitalizadas nos setores de pediatria e internação oncológica ou em tratamento quimioterápico ambulatorial. As atividades ocorrem diariamente tendo como intencionalidade política e pedagógica a ressignificação do tempo e espaço da hospitalização infantil, bem como, desenvolver um processo de escolarização da Educação Física no contexto da Classe Hospitalar. Objetiva ainda, constituir-se em espaço e tempo para o processo de formação dos acadêmicos a partir da concreticidade do cenário da prática. Os pressupostos da educação dialética permeiam todas as atividades, tendo como eixos condutores a ludicidade, o cuidado e a escuta pedagógica. Os blocos de atividades e conhecimentos veiculados pelo Curso de Educação Física são: controle, conhecimento e consciência corporal; atividades rítmicas e expressivas e jogos. O projeto ainda conta com a participação do curso de Letras por intermédio da contação de histórias e leitura. A observação participante com registro em diário de campo tem sido o principal instrumento para o registro das atividades e do percebido e do ouvido. A experiência ao longo dos anos tem evidenciado uma excelente receptividade por parte dos atores envolvidos, com participação efetiva de crianças e adolescentes, bem como, de seus acompanhantes. Amenizar dores e sofrimentos tem sido uma constante, bem como, a melhoria na relação interpessoal e ocupação do tempo de forma mais qualificada e humanizada. Além de estar implicada com novas possibilidades de pensar, sentir e agir acerca da hospitalização infantil, a intervenção extensionista também contribui, efetivamente, com o processo de formação inicial dos estudantes universitários ao permitir vivenciar experiências a partir da realidade mesma. Nesta perspectiva, já foram realizadas três pesquisas de iniciação científica e três trabalhos de conclusão de curso. Apesar da importância e sucesso das atividades propostas, a participação de uma equipe multiprofissional qualificaria ainda mais o processo.


Palavras-chave:  hospitalização,, infância, educação física