642-2 | Metodologias ativas no processo de formação dos profissionais da saúde
| Autores: | Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (UNOCHAEPECÓ - Universidade Comunitária da Região) ; Maria Lizabeth Kleba (UNOCHAEPECÓ - Universidade Comunitária da Região) ; Christine Mattana Giordani (UNOCHAEPECÓ - Universidade Comunitária da Região) |
Resumo A dinâmica do Ensino Superior em Saúde no Brasil vem sofrendo reformulações curriculares significativas. Com o advento da LBD/9395/96 e das Diretrizes Curriculares, práticas multiprofissionais e a interdisciplinaridade são eixos basilares às mudanças propostas, convergindo para o rompimento com ações pautadas pela fragmentação e descontextualização. Esse processo exige ações estratégicas que impulsionem à mudança e à construção de novos perfis de formação, o que levou a Área de Ciências da Saúde da UNOCHAPECÓ a oportunizar tempos e espaços para aprofundamento de conhecimentos, troca de experiências, problematização e ressignificação da prática docente, surgindo entre outras, a proposta de educação permanente denominada Metodologias Ativas. Inserida no Pró-Saúde I, a proposta, em 2010, prioriza a interação entre a Área de Ciências da Saúde e a Secretaria de Saúde do município de Chapecó e está voltada à formação pedagógica dos tutores do projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais – VIM. Foram previstas 05 oficinas pedagógicas e 04 encontros de planejamento e avaliação do VIM, entre fevereiro e junho, com os seguintes temas: Fundamentos da etnografia e práticas de observação; Multidimensionalidade da realidade; Metodologias de Projetos e o uso do Portfólio; Análise de dados; Avaliação como processo; além das atividades de educação permanente que ocorrem durante o processo de realização do VIM, totalizando 32 horas. Os participantes são docentes da UNOCHAPECÓ, profissionais da rede pública municipal de saúde e interessados, totalizando 38 atores. A dinâmica assumida e as temáticas eleitas atendem as demandas surgidas em 2008 e 2009 na avaliação do VIM; da proposta da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; das Diretrizes e das intencionalidades políticas e pedagógicas dos cursos envolvidos. Assim, discutir e exercitar o uso de metodologias que visam problematizar e (re)conhecer os cenários e suas especificidades; atuar em equipe multiprofissional, visando uma postura mais autônoma do aluno em seu processo de construção de conhecimentos e comprometida com as reais necessidades dos contextos de intervenção, tem sido a tônica. A atividade tem ainda como desafio ser reconhecida e valorizada por outros docentes e profissionais dos Serviços em Saúde e potencializar as boas práticas do processo de formação, que é sempre um processo de formação de si mesmo para todos os participantes.
Palavras-chave: Formação;, Metodologias ativas;, Saúde |